quinta-feira, 8 de março de 2012

Bíblia: obra coletiva

Algoritmo prova que o Livro Sagrado foi um trabalho coletivo
Desde o início dos modernos estudos da Bíblia, no século 18, especialistas duvidam que alguns de seus importantes textos tenham sido escritos somente por uma pessoa. Um algoritmo criado por cientistas israelenses agora mostra que eles tinham razão. O software usa informações coletadas por especialistas durante séculos para reconhecer padrões (como o uso hebreu para expressões como "se", "e" e "mas" e seus sinônimos em certa época) e separar o texto em blocos escritos por diferentes pessoas. Com a técnica, já confirmou que o Pentateuco (que reúne os 5 primeiros livros do Velho Testamento) teve vários autores. E que o Livro de Isaías não foi escrito somente pelo profeta, mas também por um colaborador, que assumiu a obra a partir do capítulo 33. Até então, os estudiosos desconfiavam que isso havia sido feito no capítulo 39.
Os fins do algoritmo não são somente religiosos. "Poderá ser usado para determinar casos de plágio ou identificar autores anônimos de determinados textos", diz o coordenador da pesquisa, Nachum Dershowitz, da Universidade Blavatnik School of Computer Science, em Tel Aviv.
Texto de Alexandre Rodrigues

Texto extraído da revista Galileu, edição n. 246 de janeiro de 2012, p. 26.

Gostei muito dos usos não religiosos do algoritmo. Se ele for desenvolvido e funcionar bem, o anonimato na Internet pode restar comprometido e isso há de afetar redes sociais, blogs, e-mails, páginas corporativas, imprensa, campanhas políticas, etc.

4 comentários:

Belenâmbulo disse...

Bom para pegar aqueles comentaristas anônimos desbocados.

Abraço

Frederico Guerreiro disse...

Então está comprovado (como não poderia ser diferente) que a Bíblia foi escrita por homens de carne e osso.
Como a ciência é irresistível!

WALQUER CARNEIRO disse...

Se não me falha a intuição o Comentarista Frederico quer dar a entender e por em dúvida a existência de Deus. Não creio ser essa a questão. O algoritmo prova apenas que mais de duas pessoas escreveram um determinado texto. Temos que levar em consideração o fato de os escritores de textos bíblicos ( e outros textos antigos) usarem o trabalho de escribas a quem eles ditavam os textos, e por isso a diferença de estilos em um mesmo livro da bíblia.
Sim. . . A bíblia foi escrita por mãos humanas, todavia direcionadas por inspiração da Divindade.

Quero aproveitar esse espaço e pedir licença ao Yúdice Andrade para postar o link do meu Blog PORTA PRO FUTURO

Yúdice Andrade disse...

Pensei imediatamente neles, Wagner.

Na verdade, Fred, penso que sempre esteve fora de questão que a Bíblia foi escrita por homens, mas sobre as circunstâncias é que pairam controvérsias, baseadas na fé.
Sim, a ciência é irresistível.

Caro Walquer, o amigo e comentarista Fred é ateu. Portanto, ele não dá a entender: ele realmente desconsidera a existência de Deus. Mas não se preocupe, ele não é fanático.
Eu, por meu lado, sou espírita e, portanto, religioso e cristão. E não acredito que a Bíblia foi escrita por inspiração divina, ao menos o livro que conhecemos hoje, haja vista que a Igreja Católica manipulou a seu bel prazer os textos sagrados para seu benefício próprio.
Espero não melindrar nenhuma crença sua com minhas ponderações, mas visitei seu blog e lá, no perfil, você diz que respeita todos os credos e até a falta deles. Então estou certo de que você, eu e o Fred podemos nos dar muito bem. Abraço.