sábado, 17 de março de 2012

Competição Nacional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2012

Vocês se lembram que, no ano passado, os alunos da Clínica de Direitos Humanos do CESUPA participaram da Competição Nacional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e venceram? Foram os representantes do Brasil na competição mundial, em Washington (e não em Nova Iorque, como equivocadamente mencionei, até ser corrigido pelo Fernando Campos, num comentário).

Fotografia afanada do Facebook alheio, mas por uma
boa  causa. Garotas, ensinem os rapazes a sorrir!
Este ano, eles participaram novamente da competição. Sabe o que aconteceu? Venceram de novo! E este ano o concurso foi particularmente emocionante para nós, porque em meio a representantes das melhores universidades brasileiras, a grande final foi totalmente paraense, disputada entre CESUPA e UFPA.

Quando a notícia começou a correr na sala dos professores, ontem à tarde, nossa alegria pelo sucesso dos nossos pupilos foi temperada com um curioso ufanismo papa-chibé porque, afinal, as coisas para nós, paraenses, são sempre tão difíceis. Trabalha-se tanto e com tão pouco reconhecimento; não apenas os de fora nos diminuem como os de dentro fazem o mesmo. Na metade de baixo do país, não conseguem entender nem a diferença entre Norte e Nordeste.

Recordo-me de quando estava na faculdade de Direito da minha querida UFPA e um amigo foi participar do ENED (Encontro Nacional dos Estudantes de Direito). Em dado momento, um sujeito lá das bandas de baixo se referiu com desprezo ao Pará e arrematou dizendo "Eu nem sei onde fica esse tal de Pará". Meu amigo, com quase 1,90m, voz de trovão e tolerância zero, foi logo perguntando se ele nunca tinha estudado Geografia. E note que era um universitário.

O fato é que os universitários ligados à pesquisa em direitos humanos nunca mais se esquecerão do Pará. Porque aqui se trabalha com afinco, com dedicação e paixão, espírito de grupo e solidariedade.

Minhas melhores homenagens aos acadêmicos da Universidade Federal do Pará e, com um carinho especial, paternal, aos nossos pupilos do CESUPA, que deram o melhor de si desde que a clínica começou a funcionar. Boa parte da primeira geração já se graduou, mas deixou um legado tão sólido que a equipe atual, formada por alunos que já integravam o grupo e por novatos, chega que nem pororoca!

E, claro, parabéns aos queridos professores que orientam esses jovens maravilhosos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos. Muito bom ver como nossa região está fortalecida na área de Direitos Humanos. Homero Lamarão Neto

Fernando Campos disse...

Professor, apenas uma pequena retificação: A etapa mundial do concurso ocorre em Washington, na American University - Washington College of Law.
Ademais, de fato, temos que comemorar, E MUITO, tanto o resultado para os queridos alunos do CESUPA, quanto a final paraense. Como disse um dos integrantes do NPJ-DH: "DEU AÇAÍ NO RIO DE JANEIRO!"
Mais cedo ou mais tarde, os valores de nosso Estado serão, finalmente, reconhecidos.
Abraços, e parabéns ao senhor também, afinal, faz parte, diariamente, da formação dos acadêmicos do CESUPA.

Yúdice Andrade disse...

Ahahahahahahah Tua mãe não te vende, anônimo?

Considerando como as pessoas se acostumaram à violação deles, Homero, e passaram a achar tudo não apenas normal como necessário, é preciso fortalecer as mentes das novas gerações.

Grato pela correção, Fernando, que já processei no texto. E quanto aos motivos para comemorar, a opinião é geral, então não há dúvida de que eles existem.

Vitor Moraes disse...

Obrigado pelo reconhecimento e Parabéns pela merecida vitória dos alunos representantes do CESUPA. Como um dos alunos representantes da UFPA, declaro-me honrado de ter dividido os palcos da Final com uma equipe também paraense.E que fique claro: a partir de agora, terão uma forte (e conterrânea) concorrência em Washington! Parabéns novamente!