sábado, 24 de março de 2012

Desembargo

Quem acompanha o blog sabe que eu não deixo passar (e os jornalistas devem me odiar por isso).

Já escrevi diversas postagens apontando erros absurdos da imprensa, que vão desde redações mal formuladas (lembram o caso do jacaré?) até os maiores atentados à Língua Portuguesa, como barbarismos vários. Mas um aspecto que sempre merece especial atenção é a capacidade dos jornalistas de corromper qualquer conhecimento especializado, distorcendo conceitos, nomenclaturas, regras e até mesmo informações factuais. Jesus Cristo, será que é tão difícil assim rever e checar o texto, antes de publicá-lo?!

O jornal Diário do Pará de hoje nos brindou com esta pérola da cultura jurídica: acabei de ser apresentado ao recurso de desembargo de declaração. Este, infelizmente, nenhum professor me ensinou na universidade. Bem se vê o quanto ando precisado de uma reciclagem! Felizmente, tenho meus colegas de docência para me ajudar.

Ao lado, a prova do ilícito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que houve alguma alteração nos Códigos e não nos avisaram?

Nesse diapasão, na lanchonete de um hospital em Curitiba eu li, na 2ª feira passada : empanados de flango, de calne e de parmito!!! Não me atrevi a comê-los, pena de ter uma "convuloção estomagal"

Será que é a nova ortografia já em vigor, com a diretiva : "escreva como fala ? " E olha que o dono não era japones ou chines.

Não me permitiram fotografar, mas juro que é verdade.

Kenneth Fleming

Yúdice Andrade disse...

Ah, eu acredito, Kenneth. De duas, uma: ou os empanados eram um terror ou eram bons demais!