sábado, 6 de outubro de 2012

Elegendo um vereador

Ainda existe muita gente que pensa que alguém pode fazer uma boa gestão como prefeito, governador ou presidente da República graças exclusivamente a seus méritos pessoais. Infelizmente, a coisa não é tão simples assim. Embora a organização política brasileira crie condições para que o Executivo controle o Legislativo, o fato é que o primeiro está submetido às ações do segundo, de modo que o desequilíbrio da relação pode conduzir à ingovernabilidade.
A falta de governabilidade já tirou do poder mais de um presidente, como Jânio Quadros (1961), João Goulart (1964) e Collor de Mello (1992). Sim, meu amigo, não foram os caras-pintadas que derrubaram Collor do poder: foi a falta de cobertura do parlamento. Nos anos que se seguiram, escândalos de corrupção muito maiores não abalaram os governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula.
O que eu quero é destacar que, por mais autocrático que um chefe de Executivo tente ser, ele depende do Legislativo para governar. Afinal, é o Legislativo que aprova a lei orçamentária todo ano; que autoriza as realocações orçamentárias além do limite de liberdade do Executivo; que aprova as leis das quais o Executivo depende para implementar seus programas de governo e a infraestrutura administrativa para a gestão; que exerce poder de fato através de comissões parlamentares de inquérito, dentre outros.
Por tudo isso, é extremamente importante que você, amanhã, eleja um parlamentar que possa contribuir com o plano de governo do seu candidato a prefeito. De nada adianta eleger um prefeito com perfil roxo-de-bolinhas-verdes e, ao mesmo tempo, um vereador que comporá uma Câmara Municipal fúcsia-de-listrinhas-brancas. Há a questão ideológica, por certo. Mas acima de tudo, existe o fato de que raramente um parlamentar age movido pelo interesse público: ele votará com o prefeito por fidelidade partidária, coalizão ou conveniências pessoais ou grupais, relacionadas a emendas orçamentárias, cargos ou corrupção pura e simples. Não importa o quanto seja canalha a proposta do prefeito. Por outro lado, ele inviabilizará um governo a que faça oposição, por melhor que seja a proposta do prefeito. Nessas horas, o povo não vale absolutamente nada.
Portanto, seja coerente. Seja lúcido e respeite a democracia.
Não vote num candidato porque ele é seu amigo. Se ele é seu amigo, honre-o com um convite para padrinho de seu casamento, mas não empurre à cidade um sujeito despreparado ou leviano.
Não vote num candidato que durante a campanha se colocou numa condição de auxiliar do prefeito. Precisamos de apoio consciente, não de submissão ou tropas de choque, como vimos nos últimos oito anos. Um vereador capacho não adianta de nada. A existência da oposição é necessária para a democracia.
Não vote num candidato que prometeu realizar obras ou reduzir impostos. Estas não são competências do Legislativo. Esse candidato mentiu descaradamente e quer enganá-lo. Simples assim.
Não vote num candidato que prometeu combater os problemas da segurança pública. Estas não são competências do Município. Esse candidato está explorando o seu medo e a sua boa fé, portanto é também um mentiroso deslavado.
Não vote num candidato que já exerce ou exerceu mandato parlamentar e mostrou-se uma vergonha ou uma nulidade na função. Procure saber o que esse sujeito fez na função pública. E note: se você puxa pela memória e não sabe citar nada de bom que ele tenha feito, já é um sintoma.
Não vote num candidato que se apresente como o novo, mas se apoie nas velhas estruturas, nomes e práticas. Ele está explorando o seu desejo de mudança com base nas aparências, que não podem ser medidas pela idade. Este país é cheio de sucessores políticos e raramente algum deles se notabiliza por algo de bom.
Ame sua cidade. É nela que vivemos e, goste você ou não disso, dependemos dos representantes eleitos para viver com mais ou menos dignidade. Pense em como é seu dia a dia e como você gostaria que ele fosse antes de apertar as teclas da urna. O nome que, a despeito das inclinações acima, parecer mais adequado para esses objetivos é provavelmente o melhor candidato para você.
E claro: não pense somente em si nem apenas no hoje. A cidade é de todos e nós vivemos no presente somente agora. Um instante depois já é o futuro que chegou.

7 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Yudice sou admiradora o seu blog e achei muito pertinente a sua postagem e resolvi dividir com meus amigos parte dela no meu Facebook sem deixar de citar a fonte. Espero que não se aborreça abraços. Cida Maria

Yúdice Andrade disse...

De modo algum, Cida. Fico feliz com a acolhida ao meu blog, que anda tão paradão, e particularmente com a atenção ao meu texto de hoje. Um abraço.

Anônimo disse...

DENÚNCIA!
Um perigoso traficante de drogas foi eleito para a Câmara de Ananindeua. Chama-se Gordo do Aurá e foi até preso em recente operação policial no bairro.
O Ministério Público Eleitoral não pode deixar esse BANDIDO assumir o cargo!!!

Detalhes: http://www.youtube.com/watch?v=PWU8PrELxNE

Anônimo disse...

Deveria ter um botão de curtir a postagem.
Abraço
Fred

Yúdice Andrade disse...

Até existe a ferramenta no Blogger, Fred, mas não a utilizo porque ela inibe os comentários: os que não gostam de escrever e, vez em quando escrevem, acabam deixando de fazê-lo se podem emitir uma opinião apenas clicando numa opção. E eu prefiro lê-los.
Mas entendi o sentido do comentário e por ele agradeço.

Anônimo disse...

Realmente o MINISTERIO Publico Eleitoral deve impedir que esse terrível e temível bandido assuma a cadeira. MP ELEITORAL NELE!!!!!!!!

Anônimo disse...

Denuncia!!!! Gordo do aurá eleito vereador - traficante de ananindeua
O mais novo vereador eleito em Ananindeua, também identificado pelas iniciais “GDA”, é conhecido pelas atividades no tráfico do município, dominando a região do Aurá e arredores. Já foi preso várias vezes e, relatos de moradores da área, indicam que “Gordo do Aurá” teria, pelo menos, 20 homicídios nas costas