quarta-feira, 19 de março de 2014

Égua!!!

Faço o meu mea culpa: critico tanto o governo do Pará pelo gasto absurdo com publicidade, que deveria ser institucional mas é de autoglorificação, que nunca parei para pensar que o governo federal gasta verba semelhante e os valores são inacreditáveis.

Em 2012, a União desembolsou:

  • 495 milhões de reais para a Globo;
  • 174 milhões de reais para a Record;
  • 153,5 milhões para o SBT!
Ao todo, são 822,5 milhões de reais só de verba publicitária e somente para as três maiores emissoras de TV do país. Não estão contabilizadas outras empresas nem outros meios de comunicação. Somos, de fato, um país riquíssimo para gastar toda essa dinheirama com publicidade.

Com essa grana, daria para construir quase duas vezes o BRT Belém, mesmo com os indícios de superfaturamento (valor da obra: R$ 496,8 milhões, cf. http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-174625-OBRA+DE+BELEM+CUSTA+O+DOBRO+DO+BRT+DE+RECIFE.html). Daria, também, para sustentar a Universidade Federal do Pará por um ano inteirinho (orçamento de 2012: R$ 821.013.578,00, cf. http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5571). E dava para fazer aproximadamente dois terços do asfaltamento da Rodovia Cuiabá-Santarém, obra de grande impacto que todo ano se promete e nunca sai do papel (custo estimado em 2013: 1,5 bilhão de reais, cf. http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/15-obras-milionarias-ou-bi-que-envergonham-o-brasil?p=14).

Mas não daria, é claro, para construir um estádio para a copa do mundo, que é prioridade absoluta porque deixará um tal de "legado" para o Brasil, em obras permanente, divulgação do turismo (inclusive o sexual) e outros que tais que, alegadamente, vão nos colocar no primeiro mundo. Afinal, não há nada mais importante do que o Remo jogar em um estádio bilionário, mesmo que depois da copa ele não sirva para merda nenhuma, não é, brasileirada?

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/sbt-pode-perder-dinheiro-governo-por-causa-de-sheherazade.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PragmatismoPolitico+%28Pragmatismo+Pol%C3%ADtico%29

Nenhum comentário: