segunda-feira, 17 de março de 2014

Do virtual para o real

Ao longo de seus quase 8 anos de existência, fiz minhas amizades aqui pelo blog. Tratavam-se, portanto, de amizades virtuais, porque eram pessoas que eu simplesmente não conhecia, senão por meio dos comentários que me deixavam ou dos que eu escrevia em seus blogs. Assim se deu, p. ex., com o Carlos Barretto, "editor-chefe" do Flanar, que posteriormente me convidou para participar do projeto coletivo (e da maioria dos coeditores do aludido blog). Assim se deu com gente de outros Estados, alguns dos quais desapareceram por completo. É normal, isso: a vida tem as suas fases e a blogosfera, microcosmo, idem. Há pessoas que se tornam comentaristas habituais e depois somente, sem deixar rastro.

Um desses comentaristas, que ainda bate ponto por aqui com frequência, é o advogado Kenneth Fleming, curitibano radicado em Brasília, que por aqui chegou não sei exatamente como, mas que possui relações profundas com o casal Aline e Ramon Bentes, amigos aqui da terrinha.

E eis que neste último sábado, mais uma vez, o personagem virtual se tornou real. Graças a um gentil convite do casal amigo, e à hospitalidade de d. Fátima, mãe de Aline, tive a oportunidade de conhecer o meu comentarista: Kenneth, em pessoa. Devo dizer que uma pessoa da melhor qualidade, uma companhia agradabilíssima, exatamente como pensei que era. O tipo de ser humano que você se anima quando conhece.

A "linha editorial" do blog veda textos semelhantes a colunismo social, mas não posso deixar de registrar, para que se torne público, que o almoço estava delicioso e que eu, Polyana e Júlia não temos nenhuma ressalva a fazer. Muito pelo contrário, o melhor de tudo foi a sensação de acolhimento que tivemos, que nos permitiu ficar tão à vontade a ponto de me surpreender com a hora. Essa é a diferença entre um evento social e um encontro realmente pessoal, com gente de verdade.

A todos os participantes de tão agradável sábado, inclusive os demais convidados, nossos agradecimentos. Um abraço forte.

9 comentários:

Anônimo disse...

Só posso dizer "muito obrigado" pelo gentil comentário. Realmente foi interessante - e bom - sairmos do convívio virtual para o real. O almoço, além de excelente, muito agradável pelas companhias.
Quanto à assiduidade ao blog, deriva da qualidade de seu conteúdo e do respeito à opinião dos leitores e visitantes, sem, entretanto, perder o próprio arbítrio.
Fiquei feliz em conhece-lo e espero que possamos continuar essa amizade que se iniciou.
Grande abraço
Kenneth

Ramon Bentes disse...

Caríssimo Yudice, obrigado pelas palavras e até o próximo encontro das famílias e amigos.
E para sua informação nossa reunião estendeu-se até 22h.
Sds,
Ramon.

Yúdice Andrade disse...

Ah, com certeza, Kenneth! Já te considerava um amigo por aqui, então com muito maior razão o faço após a nossa tarde de bate-papo.

Ramon, falei para a Polyana que precisávamos ir antes que o almoço emendasse com o jantar. Mas, pelo visto, ele chegou perto da ceia! Mas isso porque foi um encontro muito bom, sem dúvida.

Unknown disse...

Yúdice querido, nós é que agradecemos pela presença, companhia e carinho. Isso sem falar na alegria, perspicácia e carisma da Júlia, que encheram nossa casa de uma energia tão gostosa.
"Essa é a diferença entre um evento social e um encontro realmente pessoal, com gente de verdade". Me emocionaste com isso, pois sei que os amigos e família que nos cercam - e o Kenneth é um dos que está no topo da lista - são gente de verdade.
Espero que muitos outros encontros venham, pois eles alimentam o coração e a alma.
P.S. 1 - Quanto ao almoço virar jantar, já estamos acostumados (risos...).
P.S. 2 - Desconfio que minha mãe fez algumas ameaças subliminares pra ser elogiada em público aqui no Blog. Hehehehehehe (acho que graficamente correto também 😊😊😊).
Um beijo grande em ti, Polyana e Julinha.
Aline Bentes.

Yúdice Andrade disse...

Júlia estava particularmente receptiva no dia, Aline. Ficamos felizes com isso. Crianças em geral são instáveis, particularmente no que tange a interação com pessoas desconhecidas.
"Gente de verdade" é uma expressão que roubei do meu guru, Renato Russo. Aparece na canção "Vamos fazer um filme". Como sempre, ele foi muito feliz na alegoria que criou. Considero que a expressão denota realmente o que senti.
Na casa de minha mãe, também acontece de os almoços se prolongarem bastante. É o ambiente espiritual que dita isso.
No mais, eu não diria que tua mãe fez ameaças sub-liminares. Talvez apenas algumas sugestões persuasivas... Ahahahahahahahah (de novo!).
Beijo.

Anônimo disse...

Bora parar com esse lero-lero e marcar outro almoço agradável e delicioso.
Kenneth

Anônimo disse...

Enquanto vocês ficam aí de blá-blá-blá, estou aqui a me deliciar com pupunhas, beiju-cica e as unhas de caranguejo.
K

Ramon Bentes disse...

Kenneth, Bem que poderia ser no Jerivá !

Anônimo disse...

Seria um prazer recebe-los no Jerivá.

Kenneth