domingo, 17 de agosto de 2014

Abastecimento: só até o limite

Em maio de 2009, reclamei da mania dos frentistas de abastecerem os veículos até quase transbordar o tanque de combustível (leia aqui). Parecia haver uma obsessão por vender a máxima quantidade possível de combustível, para aumentar os lucros. No entanto, esse comportamento pode ser danoso para a máquina.

Mas além disso, encher o tanque além do disparo do gatilho também prejudica a saúde do frentista, que respira mais intensamente a gasolina. Por isso, essa atitude tola talvez seja vantajosa para o dono do posto, mas certamente não beneficia mais ninguém. Por isso, no Distrito Federal, uma nova lei pretende acabar com isso (leia a notícia).

Ótima a notícia, porque protege o trabalhador de tomar uma decisão que possa soar desagradável para o patrão ou para clientes desinformados. Já está na hora de acabar com essa prática irritante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas é bom lembrar que ela provavelmente não beneficia só o patrão, que tem a culpa em exigir esse comportamento por parte dos frentistas. Agora que alguns frentistas e advogados trabalhistas terão conhecimento da medida, você duvida que haverá frentista que fará isso para uma futura reclamação trabalhista, ainda que em detrimento da própria saúde? Eu não duvido.