sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

CPF na certidão de nascimento

Já está em vigor, em alguns Estados brasileiros, a expedição de certidão de nascimento contendo o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emitido pela Receita Federal. A medida resulta de um convênio entre aquele órgão devorador do seu dinheiro e as associações de registradores de pessoas naturais das unidades federativas já participantes.

A medida começou a ser implantada no último dia 1º de dezembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já está funcionando também no Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe e Pernambuco. A previsão de que chegue aqui ao Pará na segunda quinzena de janeiro, começando por Belém e se expandindo, progressivamente, aos demais Municípios. O objetivo é que todo o país esteja coberto até o final do primeiro semestre deste ano.

Segundo a própria Receita Federal, os benefícios trazidos pela medida são a comodidade e a gratuidade do serviço, a prevenção de fraudes e de problemas causados por homônimos e, especialmente em favor de pessoas mais carentes, facilita o acesso a políticas públicas que demandam o CPF para fins de cadastramento. Tudo isso "independentemente do gênero que compõe a família", expressão que me deixou alguns questionamentos.

Tudo muito bom, tudo muito bem, você só precisa estar ciente de que a Receita Federal não está minimamente interessada em quem recebe Bolsa Família. Na verdade, está de olho na tal prevenção de fraudes. Hoje, a declaração de ajuste anual exige que você especifique cada gasto passível de gerar dedução, por dependente. Afinal, muita gente usa esse tipo de dedução para fraudar o imposto, então o Leão quer saber quem é a pessoa em favor de quem está sendo efetuada a despesa. E nada melhor do que o número do CPF para gerar esse controle.

Em suma, pode ser útil para você. Mas será bem mais útil para quem leva a sua grana impiedosamente todo ano.

Fontes:
  • http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2015/dezembro/emissao-do-cpf-com-certidao-de-nascimento-chega-ao-distrito-federal-e-mais-quatro-estados
  • http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-354924-certidao-de-nascimento-serao-emitidas-com-cpf.html

Nenhum comentário: