segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Uma linda noite de colação de grau

A noite da última quinta-feira, 21 de janeiro, foi marcada pela cerimônia de colação de grau das nossas turmas de Direito, que concluíram o curso no segundo semestre letivo de 2015.

Foi uma cerimônia muito bonita e comovente, por diversas razões, a maioria das quais eu não teria como descrever aqui, porque são impressões muito pessoais e que demandariam mais do que ter comparecido ao evento: seria necessário conhecer todo um contexto. Mas como sempre digo, a colação de grau é, a meu ver, o mais importante ritual de passagem que temos hoje, marcando em um sentido muito particular o ingresso definitivo de nossos jovens na vida adulta. Um momento de celebração para as famílias, que eu adoro presenciar. Os olhares de gratidão entre os colandos e seus familiares e amores é algo lindo de se ver.

Sintetizo as alegrias da noite com duas fotografias.

Na primeira, apareço ladeado por minhas duas ex-monitoras, Vitória Monteiro e Laís Maia, que exprimem aquilo que desejamos de nossos alunos: compromisso acadêmico, dedicação e excelente interação com os colegas, que as tornou referências verdadeiramente confiáveis para estes. Além disso, a educação e a cordialidade no trato, a generosidade e a humanidade são marcas dessas garotas, que eu espero possam realizar, o quanto antes, o desejo de chegar à docência. Tudo isso somado me coloca em uma posição de grande privilégio por tê-las em minha trajetória acadêmica pessoal, como orientador de monitoria e de monografia.

Na segunda imagem, vemos o momento em que entreguei a placa alusiva à terceira melhor colocação dentre os alunos destas turmas, ao longo do curso inteiro. A láurea foi entregue a Tainá Ferreira, que acompanhei não apenas ao longo dos quatro semestres de penal, mas também na orientação de monografia. Em Tainá se encontram tantas e tão convictas virtudes quanto as mencionadas acerca de suas colegas, permeadas pela graça própria das bailarinas. Muitos motivos para esse senhor à direita se orgulhar da filha que cedeu ao mundo para torná-lo um lugar melhor.

Eu teria mais a dizer, mas isto é apenas um recorte. Emoções são muitas e é hora de seguir em frente. Todos nós. Que venha um tempo feliz para cada um desses novos bachareis em direito.

Nenhum comentário: