segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Feriados em 2016

Uma das antigas manias do blog, que vale a pena resgatar para mantê-lo e vivo e recobrar a antiga identidade, é a postagem sobre os dias de ócio institucionalizado, por meio de feriados e de pontos facultativos. Eis a relação para 2016:

Janeiro

1º (sexta) – Dia da confraternização universal. Único feriado deste longo mês. Mas já passou. Espero que tenha aproveitado.

Belém é uma das poucas, senão a única, capital brasileira cujo aniversário não é feriado. Graças a isso, o dia 12, uma terça, não vai ajudar a sua tentativa de ficar em casa.

Fevereiro
8 a 10 (segunda a quarta) – Carnaval. Na verdade, o feriado é apenas na terça, mas carnaval sabe como é. A vadiagem é tanta que muitos afirmam que o ano somente começa depois dessa patuscada. Vale lembrar que, se você não é servidor público, ou membro de uma ou outra categoria particular, vai trabalhar depois das 14 horas na quarta, dia 10.

Março

25 (sexta) – Paixão de Cristo. É a famosa sexta-feira santa. Alguns espertos enforcam a quinta, também.

Abril

21 (quinta) – Tiradentes. Daqueles feriados cujo motivo poucos lembram. No dia seguinte, comemoram-se os 516 anos do descobrimento do Brasil, mas não creio que muita gente se importe.

Maio

1º (domingo) – Dia do trabalho. Feriado legítimo, com razões históricas para a sua existência e comemoração internacional. Nesta data, até mesmo os escravos do comércio podem ficar em casa. Mas a data cai em um domingo, então...

26 (quinta)Corpus Christi. Formalmente, é um ponto facultativo. Mas, no Brasil, isso é o mesmo que feriado. Trata-se de uma comemoração móvel, sendo que este ano junho ficou sem nada.

Agosto

15 (segunda) – Feriado estadual: adesão do Pará à independência do Brasil.

Setembro

7 (quarta) – Independência do Brasil (ou "a utopia").

Outubro

Trata-se de um mês atípico no Pará, por causa do Círio de Nazaré. Realizado sempre no segundo domingo do mês, gera um falso feriado que já virou lei: na segunda-feira seguinte (neste ano, dia 10), quem pode, vagabundeia. E ainda tem o Recírio, no dia 24, também segunda, com ócio até o meio-dia.

12  (quarta) – Nossa Senhora Aparecida (mais conhecido como dia da criança).

15 (sábado) – Dia do professor. Trata-se de um feriado apenas para a nossa categoria. Também não adiantou muito, pois cai em um sábado.

28 (sexta) – Dia do servidor público. Sem piadinhas previsíveis e tolas, por favor. E se você trabalhar na iniciativa privada, seu dia será normal.

Novembro

2 (quarta) – Finados. Todo mundo tem o seu.

15 (terça) – Proclamação da República. Sim, aquela das bananas.

Dezembro

8 (quinta) – Nossa Senhora da Conceição (feriado municipal, sabe-se lá por quê).

25 (domingo) – Natal. Odeio esses anos em que as festas natalinas caem em pleno final de semana!

E é isso. Agora é aturar os empresários reclamando de quanto "o país" perde de dinheiro com tanta inércia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só uma correção. O feriado de 12 de outubro é devido ao Dia do Engenheiro Agrônomo, que muito me orgulha. Nada de crianças ou santinha.
Abs
Kenneth