domingo, 9 de outubro de 2011

Círio

O Facebook anda dividindo a minha atenção. Às vezes, posto notícias por lá, a fim de que alcancem mais diretamente o público que pretendo. Com isso, acabo negligenciando o blog. Isso é mau. Afinal, este blog é meu filho. O Facebook é filho do Zuckerberg.
Enfim, não poderia deixar de registrar, aqui no Arbítrio, a minha mensagem de paz a todas as pessoas, por ocasião do Círio, que vai muito além de um evento religioso. Eu,  p. ex., não sou católico. Sou espírita e, como todo espírita, sou apaixonado pela figura de Maria e sua trajetória. Isso não muda em nada, contudo, a minha percepção de que o Círio é um evento social da maior significação, porque é tradição, é cultura, é o reencontro de famílias e amigos, é o momento de união em torno do almoço, é o momento de oração em meio às distrações e necessidades da semana. É um acontecimento capaz de estacionar uma cidade. Ninguém, em são consciência, poderia minimizar isso.
Enfim, não se trata (para os sensatos, ao menos) de uma disputa por razões ou número de fieis. Trata-se de uma oportunidade de as pessoas se desejarem paz e cultivarem o espírito. Ninguém deveria perder essa oportunidade.
Feliz Círio para todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu, mesmo com minhas convicções ateístas, também admiro o esforço que as pessoas fazem para acompanhar a procissão.

E se o momento é de se desejar paz, só pode ser um excelente momento. E paz para todos nós é o que também desejo!!!

Saudades de você, Yúdice.

Ana Miranda

Anônimo disse...

Muito bem seu Yudice,sábias palavras, aliás como tudo que o Sr. escreve tem sempre muita sabedoria, por isso que sou fã de seu Blog.
Abraços MALU

Anônimo disse...

Ninguém, ninguém, ninguém. Nenhum político. Nenhum líder. Ninguém (repito) consegue arregimentar tanta gente como N. S. de Nazaré no Círio de Belém.
Quem vai ao Círio vai de modo espontâneo. São mais de 2.300.000 pessoas, além daqueles que assistem pelo rádio, pela TV etc.
Por favor, respeitem a fé do povo paraense.
E guardem a inveja para suas insignificâncias notórias.
Viva N. S. de Nazaré!
Viva o povo paraense!

Yúdice Andrade disse...

Um abraço em cada um de vocês, meus caros.