sábado, 15 de outubro de 2011

Dia de lembrar

Afora os próprios colegas, sabe quem foi a única pessoa que me parabenizou pelo dia de hoje? O ascensorista do CESUPA! Entrei no elevador e ele, de imediato, mencionou que, como não nos veríamos hoje, deu-me parabéns e me apertou a mão.
Isto não é um muxoxo de quem esperava festas individualizadas, mas um parâmetro para comparar com o habitual silêncio em torno de nossa categoria profissional. Pense bem: ao longo do ano, quantas notícias relacionadas a professores você leu ou viu? Provavelmente, diversos episódios de agressão (infelizmente, em um deles, um professor universitário matou uma de suas alunas) e movimentos trabalhistas em busca de melhores salários. Não existe o hábito de se falar dos professores, suas vidas e descobertas, exceto em publicações especializadas, que têm público restrito — outros educadores.
Eu gostaria de ler sempre, na imprensa comum, sobre os projetos desenvolvidos, sobre os bons resultados (inclusive quando vencem todas as adversidades), sobre as vidas transformadas, sobre os investimentos e, acima de tudo, sobre o reconhecimento da sociedade àqueles que orientaram seus filhos desde tenra idade. É isso que eu realmente gostaria.
Enquanto a minha pequena utopia não se realiza, dou meus parabéns a todo professor, desde o ensino fundamental, das redes pública e particular. Mas não apenas a eles. Parabenizo, também, os alunos, nossa razão de ser. Os alunos, quando compreendem o nosso trabalho. Isso não significa ser um aluno exemplar, que jamais comete uma falta. Refiro-me ao aluno comum, que aqui e ali apronta das suas, mas no geral do tempo sabe que educação é coisa séria e nos vê como parceiros dessa imensa aventura.
Parceria. Esta ideia pode mudar muita coisa neste país.

3 comentários:

Jéssica Teixeira disse...

Professor Yúdice,

como eu gostaria de encontrar você para lhe parabenizar como fez o ascensorista do CESUPA, mas sinta-se abraçado carinhosamente, eu tenho orgulho de ter tido um professor como o senhor, sinta-se muito feliz hoje professor, pois eu tenho certeza que você faz o seu papel e tem o seu trabalho reconhecido por todos. Meus eternos parabéns, não só hoje, mas todos os dias, por ser pai e professor da Julinha, que por sua vez, também torna-se professora ao lhe ensinar pequenas coisas no decorrer do dia.
Obrigada por tudo professor, tenha um ótimo dia!

Jéssica Teixeira

Anônimo disse...

Óóóóóóóóóóó, Yúdice!!!!

Parabéns pelo seu dia!!!

Parabéns por ser esse professor que se preocupa, que se interessa por seus alunos e que valoriza o ato de ensinar!!!

Um beijo no seu coração!!!

Ana Miranda.

Yúdice Andrade disse...

Eu me sinto muito abraçado, sim, Jéssica. O Facebook ajudou a me encontrar com vocês.

Obrigado, Ana. Todo ano tentamos continuar a merecer esse carinho.