terça-feira, 27 de março de 2012

Artistagem da grossa

A cada dia que passa, Júlia vai-se esmerando em sua capacidade de engendrar situações e de tentar — felizmente sem sucesso  nos manipular. Ontem, a pequenina subiu um degrau nessa escala.
Estavam apenas ela e Polyana em casa. Chegada a hora de dormir, já estavam as duas no quarto da primeira, que resistia muito ao sono. A certa altura, pediu água, pretexto que costuma usar para sair da cama e protelar o repouso. Faz isso porque no quarto do casal há um frigobar e, dentro dele, um copo com canudinho para a menina. Polyana estranhou, porém, a grande demora e, já irritada, chamou Júlia, que voltou com cara de quem tinha aprontado. A mãe pediu que ela contasse o que tinha feito e não se atrevesse a mentir. Júlia confessou:

Eu comi chocolate...

Explico: há chocolate no frigobar. Júlia pedira para comer, mais cedo, mas Polyana não deixou, por causa da hora do sono. Pois a molequinha tapeou a mãe e foi comer escondida!

Por ter falado a verdade, escapou do castigo, mas perdeu um privilégio: a mãe não se deitou com ela para fazê-la adormecer. Ficou ao lado da cama. O resultado foi quase meia hora de dramalhão, na qual Júlia mostrou que é mesmo descendente de certas pessoas da família. Choramingava coisas como "eu queria tanto um abraço!"; "eu adoro abraçar o meu papai e a minha mamãe!" e outras, mas a minha preferida foi "eu nunca mais vou ganhar um abraço na vida!!!"

Mais tarde, quando cheguei, Polyana ainda estava aborrecida ao me contar o ocorrido, mas eu tive que rir quando a história me foi contada em detalhes. Imaginei a cena. Tão cedo, Júlia já é uma artista. Não necessariamente no bom sentido. O azar dela é que os pais não caem no truque.

4 comentários:

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...

Essa Júlia...

O bom de mantermos nossa palavra é que, quando eles crescem, não nos estressam.

Vale à pena.

Ana Cleide disse...

Yúdice,

Você e Polyana são os maiores fãs dessa pequena artista. Muito legal como vocês conduzem a situação. Não deixam de dar carinho, mas mostram com um bom manejo à Julia, onde ela precisa pensar sobre o que fez. Parabéns ao casal e pela filha protagonista de cenas hilárias. Um abraço.

Yúdice Andrade disse...

É nisso que acreditamos, Ana. Estamos fazendo a nossa parte.

Yúdice Andrade disse...

O amor é grande, Ana Cleide, mas a responsabilidade também. Não fazemos corpo mole, de modo algum. Júlia vai ter que aprender que atos possuem consequências e que sempre devemos nos preocupar com o próximo.