domingo, 23 de dezembro de 2012

Quá quá quá quá

Em publicidade (muito bem) paga, que ocupa duas páginas do jornal de hoje, a prefeitura de Belém "presta contas" da gestão que, com a glória suprema de Deus Pai Todo-Poderoso, está terminando daqui a pouco mais de uma semana.
A peça se ufana de garantir 621 milhões reais para obras de infraestrutura, muito embora haja uma outra versão dando conta de que o Ministério das Cidades não apenas sustou repasses para Belém quanto mandou tomar muito cuidado com quaisquer pedidos vindos destas bandas. Fala, também, que 8 anos atrás a cidade estava "no vermelho". Sério? Seguem-se supostos investimentos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento. Destaque para "BRT e Novo Entroncamento com 3 viadutos em fase de conclusão".
Eu devo ser muito beócio em engenharia, mesmo, porque ainda ontem passei por lá e o que vi foram várias colunas, os pilares de sustentação dos futuros viadutos, mas a pista em si não foi construída e, exceto por um pequeno trecho, sequer as formas para depositar o concreto estão instaladas. Se isso é "fase de conclusão", eu realmente estou por fora.
O que podemos ver são as pistas da Almirante Barroso e da Augusto Montenegro severamente estreitadas, além de diversos acessos fechados, tornando a tarefa de ir do Entroncamento para o bairro da Marambaia, p. ex., uma questão de cuidadosa logística. Mas, enfim, as obras estão "em fase de conclusão" e "com recursos garantidos". Então tá.
Provavelmente, tais obras serão concluídas antes que o poder judiciário se digne a julgar as ações penais a que responde Duciomar Costa. Falando nisso, elas sairão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região para a Justiça Federal aqui em Belém. Espero que isso adiante de alguma coisa. Mas espero pouco, porque chega uma hora em que nos cansamos de decepções.

Nenhum comentário: