quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Aquela do panda


Coisa ainda mais rara é a imprensa brasileira entender que pandas não são ursos! Esta é velha, mas nunca perde a atualidade.

Vamos esclarecer: entre os mamíferos, existe a família dos ursídeos, que abrange os ursos propriamente ditos e os pandas, que são ailuropódeos. Dentre estes, são conhecidas quatro espécies de pandas, mas apenas os pandas-gigantes existem hoje em dia. As diferenças são definidas pela genética.

Qualquer Wikipedia da vida informa:

Classificação científica
urso
panda
reino
Animalia
Animalia
filo
Chordata
Chordata
classe
Mammalia
Mammalia
ordem
Onívora
Carnívora
sub-ordem
Caniformia
infraordem
Arctoidea
superfamília
Ursoidea
família
Ursidae
Ursidae
gênero
Ailuropoda


Vale destacar, para evitar que me apontem como erro, que os pandas pertencem à ordem dos carnívoros e têm características genéticas e digestivas de carnívoros. Contudo, o panda-gigante tem hábitos de herbívoros e se alimenta quase exclusivamente de bambus, como provavelmente você sabe.

A ratada estava na home page da Folha de S. Paulo, agora mesmo. Só vou dar um desconto porque os pandas-gigantes também são chamados de ursos-panda, mas o fato de isso ser popular não significa que seja certo. Fosse assim, eu começaria a me chamar de Brad Pitt, George Clooney, Bradley Cooper. Duvido que fizesse alguma diferença...

Um comentário:

André Uliana disse...

Nessa você tem que dar um desconto mesmo. Eu também não sabia que os pandas não eram ursos. Valeu a dica.

Pelo menos eu sei que a orca, conhecida como baleia assassina, não é uma baleia. :)