quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Direito de morrer

Tendo vivido cerca de 47 anos mais do que o previsto pelos médicos, quando diagnosticaram nele esclerose lateral amiotrófica, o célebre físico e cosmólogo inglês Stephen Hawking (71) declarou recentemente que deve ser reconhecido o direito de morrer, em favor de pessoas que estejam sob situações de grande sofrimento por doenças terminais, desde que possam manifestar livremente a sua vontade, comprovando-se a ausência de pressões.

Mesmo com suas gravíssimas limitações físicas, Hawking nunca quis desistir da própria vida. É um dos cientistas mais prolíficos do mundo, tendo incursionado também pela literatura. Sua obra Uma breve história do tempo é muito famosa.

O cientista afirma que prosseguir vivendo é possível quando se mantém a mente ativa e o senso de humor. Pode ser meio inesperado ouvir isso de alguém que leva uma vida que ninguém deseja, mas certamente ele acredita nisso. Vale lembrar, suponho, que Hawking é ateu.

No link abaixo, você encontra matéria sobre países que admitem a ortotanásia ou o suicídio assistido, além de fotos sobre casos mundialmente conhecidos de pessoas que lutaram pelo direito de morrer, para si mesmas ou para terceiros. Vale a leitura. Só não espere discussões pacatas sobre o tema.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/fisico-britanico-stephen-hawking-defende-direito-ao-suicidio-assistido,b366c8249a321410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário: