domingo, 29 de setembro de 2013

Sempre o problema do parto natural

Encerrada com sucesso a questão do parto de minha prima Rafaela, que deixou a Santa Casa de Misericórdia para o Hospital de Clínicas "Gaspar Viana", onde foi atendida com muito mais salubridade, além de elogiar a equipe profissional.

Gostaria de destacar apenas um aspecto. E sempre destacando que sou leigo no assunto e não pretendo falar do que não sei, muito menos ser mais realista que o rei.

O fato é que no primeiro hospital em que esteve, o Layr Maia, para utilizar os serviços do plano de saúde, minha prima fez uma ultrassonografia, cujo resultado deu 37 semanas de gestação, saco amniótico roto e bebê em boas condições. Por alguma razão que ninguém soube me explicar, a indicação era de parto cesariano, com envio da criança para uma UTI neonatal. Já na Santa Casa, houve um exame clínico e o parto cesariano foi sumariamente ignorado. A recomendação era uma injeção para induzir o parto normal. Ocorre que mais de três horas se passaram e ninguém apareceu para olhar a paciente. Ela já sentia dor e tinha 4 centímetros de dilatação, mas simplesmente não acontecia nada, no que tange a atendimento.

Transferida para o HC, foi instalada com muito mais conforto, apesar de já sentir bastante dor (que suportou com bastante coragem) e a enfermagem afirmou que o bebê provavelmente nasceria de madrugada. Com efeito, nasceu às 14h47, de parto normal, sem qualquer intercorrência. Mãe e filho passaram bem desde o primeiro momento e a alta hospitalar será amanhã, após aplicação de uma primeira vacina no bebê.

Aí eu pergunto: e por que, então, houve uma indicação de parto cesariano? Por quê? Espero que alguém me responda, porque do contrário ficarei com a resposta que cresce aqui dentro do meu coração.

Um comentário:

Marcella Mendes disse...

Yudice,

infelizmente o que se vê nos hospitais são indicações de cesariana sem real base científica porque é um parto mais rápido e rentável para os profissionais de saúde.
Alguns partos normais duram cerca de 10 horas...quantas cesarianas um médico faz nesse tempo?
Não é a toa que o índice de cesarianas na rede privada chega a quase 90%, enquanto que a OMS indica como aceitável 15%.
A cesariana se transformou no parto normal.