quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bissexto

Hoje é um dia de piadinhas, das pessoas que dizem fazer aniversário a cada quatro anos, dos namorados enrolões que prometem casar no próximo dia 29 de fevereiro, etc. Mas gosto mesmo da palavra "bissexta" como adjetivo pessoal, uma forma mais elegante de dizer que o indivíduo é pouco produtivo, embora isso, obviamente, não seja um elogio.

Conheci a palavra como adjetivo pessoal na letra da canção "Pessoa nefasta", uma das melhores da pena de Gilberto Gil:

...Tu, pessoa nefasta
Tens a aura da besta
Essa alma bissexta
Essa cara de cão

Desejo a todos um ótimo último dia de fevereiro.

3 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Caro,

Quando digo, lá no Flanar, que fulano é um comentarista "bissexto", quero dizer que ele "exerce ou pratica certa atividade com pouca frequência, eventualmente", ou que "escreve ou publica seus escritos literários apenas escassa e ocasionalmente" (acepções do Houaiss) - fazendo referência, obviamente, aos comentários.

Pelo amor de Deus, a ressalva é necessária para que não achem que estou xingando os comentaristas eventuais! :-)

Abs.

Yúdice Andrade disse...

Lendo o "Flanar" imediatamente antes de aprovar os comentários, Francisco, encontrei a tua postagem mais recente, usando o termo. Vim aqui e entendi o motivo da aflição.
A expressão "pouca produtividade" de fato não soa muito bem, mas decerto que o significado de "bissexto" não é necessariamente depreciativo. Não custa nada destacar, porém, já que Internet há muita gente com os nervos à flor da pele.
Abraço.

Francisco Rocha Junior disse...

Esclareça-se também que o bissexto mencionado lá no Flanar nao tem os nervos à flor da pele. Ao contrário: é um lorde. Sei que nao é a ele que te referes, mas aos nervosinhos que aparecem em todos os blogs.
Abs.