quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mordacidade cruel

O Exame Nacional do Ensino Médio ENEM é uma das atividades realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação. A sigla da entidade é INEP(*). Contudo, devido a mais um vexame, o instituto está sendo chamado de INEPTO. Uma agressão a Anísio Teixeira, um dos maiores educadores que este país já conheceu.

(*) Fico indignado com essa mania das pessoas de escrever siglas como se fossem palavras normais. Siglas não são palavras normais e por isso não se sujeitam à grafia de maiúsculas e minúsculas. O certo é INEP e não Inep, embora nem o próprio MEC saiba disso, cujo site oficial menciona "Inep", "Simec", "Capes", "Fundeb", etc.

Um comentário:

Marcelo disse...

Grande Yudice,

Somente sobre a sua observação. Esse tipo de erro é muito comum. E não é só isso. Eu, da área de informática, também me aborreço quando as pessoas se referem a 10 "megas" ou 30 "gigas", sendo que estes são apenas prefixos, que como o "quilo" também é erradamente convertido a um plural que não existe. O certo é 500 Giga ou então 500 Gigabytes, como também seria certo dizer que se tem 80 Quilo ou 80 Quilogramas. Agora pra se acortumar...hehhaehaehheae

Grande abraço.