segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Assento infantil para carro

Este blog nunca teve a finalidade de analisar produtos, fazendo a linha proteção do consumidor. Contudo, produzi algumas dezenas de postagens em alguma medida relacionadas a bebês, a maioria de cunho pessoal, desde que descobrimos a gestação de minha esposa, em dezembro de 2007. Isto me leva a compartilhar minhas impressões sobre um produto que acabei de adquirir, no interesse de colaborar com aqueles que tenham preocupações com a questão.

Refiro-me ao assento para automóveis da Infanti, modelo Star Lava ("lava" indica a cor vermelha; há quatro outras opções, nenhuma tão bonita, não apenas em minha opinião, já que é o modelo mais vendido dos cinco), que você vê à direita. Recebi o produto adquirido através de comércio eletrônico (hoje, uma das melhores opções, não apenas por causa do preço, mas porque em Belém é impossível encontrar certos produtos, tais como este assento) em pleno domingo, por volta de 15 horas. Foi-se o tempo em que éramos obrigados a buscar as encomendas nos Correios, nos horários deles!

O assento Infanti Star Lava fora escolhido por mim há algum tempo, após várias consultas pela Internet e uma providencial matéria da revista Quatro Rodas, que o colocava entre os cinco melhores modelos vendidos no país. Analisaram a segurança e o conforto do produto. Considerando que os produtos são equivalentes, escolhi este por ter a base mais estreita, o que implica em ocupar menos espaço no assento traseiro, reduzindo o desconforto dos futuros passageiros. Com um detalhe: a base é mais estreita, mas a área disponível para o bebê não. Pelo contrário: não há o menor aperto para ele.
Minhas impressões iniciais:

1. A primeira: o assento é lindo, muito mais vistoso de perto do que pela imagem. O tom de vermelho é belíssimo e a cor predominante preta não compromete a aparência do habitáculo.

2. A segunda: não é tão confortável. Quando botamos a mão sobre a camada alcochoada, que podia ser mais espessa, sentimos o plástico duro por baixo. Numa viagem mais longa, deve ser ruim para a criança.

3. Inexiste a opção de fixação no meio do assento traseiro. O sistema de fixação depende o cinto de três pontos, o que é mais comum, porém um incômodo.

4. Segundo a Quatro Rodas, o modelo reclina pouco, prejudicando o conforto do bebê, principalmente se ele for dormir. Por isso, tive uma grata surpresa ao manusear o assento: ele reclina muito! No entanto, uma vez instalado, por causa do cinto que o prende, a movimentação é de fato reduzida, confirmando a manifestação da revista.

5. A regulagem e a instalação foram prejudicadas pelo péssimo manual. Infelizmente, como consumidor de carrinhos de bebê, assentos, cadeiras para alimentação e produtos congêneres, afirmo com convicção: todos esses produtos possuem manuais imprestáveis! São ridículos. Sucintos demais (ao contrário dos manuais de eletro-eletrônicos, que exageram na prolixidade e volume de informações), utilizam uma linguagem confusa, com frequentes erros de tradução (fabricação no exterior, lembre-se; em geral, China e outros locais onde a mão de obra é barata, para dizer o mínimo). Não há fotos, e sim desenhos de péssima qualidade, alguns indecifráveis. Você lê e relê, compara com as imagens e depois larga o papel e começa a técnica da tentativa e erro. Mexe em tudo, aperta tudo, puxa, torce e faz as mais diversas experiências. E é assim, na marra, que você faz o serviço.

6. Afixado o assento no automóvel, a depender do comprimento do cinto, ele não fica totalmente imobilizado. Em caso de colisão, o assento deslizará alguns centímetros, aumentando o risco de lesões, mas quero acreditar que o risco é pequeno.

7. Usando o assento, ele parece seguro o suficiente, o que é o mais importante. A maior autoridade no assunto, a pequena Júlia, pronunciou-se rindo muito e adorando a nova posição, que lhe permite passear olhando a rua por novos ângulos, vendo coisas que antes não via. Só se incomodou um tanto com o cinto de segurança, que ela percebe mais, porque agora está sentada e não reclinada. Uma simples questão de adaptação.

Avaliação final provisória: Júlia andou no assento por muito pouco tempo. Ainda precisaremos de algum tempo para ver como ela realmente se sentirá. O primeiro contato, porém, foi positivo, o que torna o Infanti Star Lava altamente recomendável. Se você vai comprar uma cadeira para bebê, considere esta alternativa.

20 comentários:

Erika Regina disse...

Compramos um assento Infanti - Vario Max para nosso filho de 5 anos, mas estamos totalmente incomodados com a posição dele, pouca inclinação, quando a criança dorme, a cabeça dela pende para frente, mas percebemos que o problema ocorre com todas as marcas, consideramos esses assentos mal projetados.

Yúdice Andrade disse...

Cara Erika, quando produzi esta postagem, alertei que o contato de nossa filha com a nova cadeira tinha sido mínimo. Com efeito, nos dias subsequentes, descobrimos que ela não se adaptou tão bem. Reclama principalmente da posição, já que se acostumara a ficar deitadinha. O cinto de segurança a incomoda e ela consegue se soltar com facilidade, o que não é nada bom. Talvez seja uma questão de reajustá-lo.
O problema que você mencionou também é uma realidade nossa: a posição vertical faz com que a criança, ao adormecer, fique com a cabeça pensa, numa posição horrível. Já encostei o carro várias vezes para acomodá-la melhor. Mas observe: fora do carro, a cadeirinha tem um ângulo de reclinação muito bom (pelo menos o nosso modelo), mas é só afixá-la no carro e o encosto naturalmente sobe. Se empurrarmos a base para a frente, a reclinação melhora e a criança fica bem. Contudo, contra isso estão os pontos de fixação ao assento traseiro, que são retráteis e puxam a cadeira de volta.
Por conseguinte, você tem razão ao dizer que há um defeito de projeto. Os modelos disponíveis ainda não chegaram a uma forma eficiente de compatibilizar segurança e conforto. Razões óbvias nos levarão a privilegiar a primeira, mas nos sentiremos mal vendo nossos filhos dormindo tortos.
Um abraço e volte sempre.

Unknown disse...

Boa noite. Penso em comprar o mesmo assento da Infanti e desejo saber se após 2 anos, sua opnião continua a mesma, que é uma boa aquisição.
Grata. mozart

Yúdice Andrade disse...

Mozart, a data de 2007 que você viu no texto se refere ao momento em que minha esposa engravidou. A cadeirinha da Infanti foi comprada agora em setembro de 2009. A data da postagem é 14 de setembro.
Portanto, nossa experiência com a cadeira tempouco mais de dois meses.
Curiosamente, sua pergunta chega no dia seguinte a um ataque que tive, com vontade de quebrar essa cadeira a pauladas. Ela foi desmontada para lavagem e, ontem, precisei montá-la às pressas para sair com minha filha. Foi um horror.
Levei quase 40 minutos para colocar tudo no lugar e, ainda assim, detectei uns erros. Nada é evidente, ou pelo menos simples de se concluir. O manual se revelou, mais do que nunca, imprestável.
Considerando, todavia, que TODAS as marcas incorrem no mesmo defeito, continuo recomendando a Infanti. Mas lhe dou uma recomendação adicional: nunca monte com pressa!

Unknown disse...

Tenho uma cadeira da infanti muito parecida e percebo os mesmos problemas já relatados. Acho que o acolchoado é muito fino e que a cabeça de minha pequena de dois anos pende quando dorme, o que me irrita profundamente. A montagem é realmente difícil e por isso deixo com meu marido a tarefa árdua. Gosto mais da cadeira da chicco, mas vai até os 18kg apenas. De todas as que vi a Infanti foi a melhor, apesar destes pontos negativos, para quem quer uma cedeira para até 36kg

Fernanda B disse...

Yudice...

estpou apanhando e nao sei como montar esta cadeira (tb tirei o assento para lavar...estou aqui quebrando a cabeca...pode me ajudar? Meu email eh fe_2001@yahoo.com e meu prob eh como colocar o cinco em 5 pontos... nao sei exatamente onde prende a parte debaixo do cinto na altura da cintura... devo ir a uma loja amanha mas se puder ajudar agradeco muito (se eh q da pra ajudar por email!!

ah acrescenta no seu post q nao existe manualonline !!!! Absurdo nao?

bjs

Fernanda B disse...

ufa...consegui ou acho q consegui... ainda acho como um ponto negativo o cinto pois eh dificil fechar este cinto SEMPRE. E acho apertado e dificil a forma de afrouxar/diminuir o cinto para facilitar o fechamento do mesmo. Sera q eh um prob meu ou realmente o projeto desta cadeira eh ruim?

Yúdice Andrade disse...

Cara Fernanda, suas críticas são absolutamente pertinentes. Não existe manual online e o folheto em preto e branco que acompanha o produto é quase indecifrável. Ridículo, mesmo.
O problema não é com você: o projeto da cadeira é complicado, mesmo. Mas o terrível é que as outras cadeiras são tão ruins quanto ou piores. Minha experiência como pai mostra que produtos para crianças são terríveis nos quesitos montagem e manual.
Caso você precise de ajuda, pode me contatar pelo e-mail yudice@superig.com.br. Mas acredito que só dá para ajudar se você enviar fotos. Só explicando o procedimento, tentando visualizar, eu não consigo entender.
Boa sorte e saúde para o seu bebê. Aliás, qual o nome?
Abraço.

Anônimo disse...

Fiz a besteira de comprar esse modelo de cadeirinha.. Só é bonitinho, caro e mais nada!!!
Meu filho se solta sempre, tenho que parar o carro a todo o instante para prende-lo de novo.
Quanto a inclinação, corrigo colocando um calço na parte de tras de cadeira, entre o encosto do banco. Ficou otimo. Sempre coloco uma espuma adicional para o menino assentar, melhorando o conforto.. mas ainda não achei a solução para o menino se soltar... ele tem 1 ano e 3 meses, e consegue passar a mão por dentro do alça do cinto e solta..com a maior facilidade.. o cinto está bem ajustado. Alguem corrigiu isso?
penso em entrar no PROCON.. Onde está o Inmetro que não viu isso!!!!

Yúdice Andrade disse...

Das 11h18, você pode perceber que eu e os comentaristas anteriores estamos de acordo em relação a diversos problemas na cadeirinha. Minha filha também adora soltar os braços do cinto de segurança e faz isso até para me provocar. Um fecho adicional, à altura do peito, poderia impedir isso, mas talvez incomodasse mais a criança, que se sentiria mais presa.
No final das contas, cada um de nós vai se adaptando e se defendendo como pode, como você mesmo, ao encontrar uma alternativa para o problema de inclinação.
A Infanti é um bom produto, considerando que os outros geram os mesmos aborrecimentos. Desconheço marcas que nos poupem deles.

Unknown disse...

Acabei de receber na minha casa a cadeira infanti star tecno, que é o mesmo modelo do seu, só muda a cor. Estou tentando instala-la no carro e não estou conseguindo. Você teria como me ajudar ? Vpcê não teria fotos ou video da sua instalação para me facilitar? Desde já, Grato!!!

Yúdice Andrade disse...

Infelizmente não possuo, Júnior. A montagem e a primeira instalação da cadeirinha foram experiências ruins, que não registrei porque estava bufando de raiva. E minha esposa, mais paciente e tolerante com manuais, tomou a dianteira. No que diz respeito a equipamentos e manuais, ela é o homem da casa.
Mas se você formular alguma pergunta específica, posso tentar responder. Boa sorte.

Marcos disse...

Depois de me estressar coma a maldita cadeirinha, e de receber uma resposta ridícula da Infanti dizendo que "eu deveria concientizar o meu filho a não se soltar do cinto" (com 1 ano heim!!!!) tomei uma decisão radical...

Coloquei uma tira presa com botoes de pressão, na altura do peito.. agora ele não se solta mais...

quem se interessar, me passa um e-mail que posso mandar foto da "gambiarra".. mas é seguro, e não altera as caracteristicas da cadeira.

meu -0mail é marcosstehling@ig.com.br

Yúdice Andrade disse...

Excelente ideia, Marcos. Visualizei em mente o que fizeste e, sem dúvida alguma, não compromete em nada o projeto da cadeirinha. Ao contrário: é evidente que o torna mais seguro. No máximo, como sugeri em comentário anterior, pode deixar a criança um pouco mais incomodada (porque fica mais presa), mas ela terá que se acostumar a isso.

Unknown disse...

oii eu acabei de comprar esse tipo de assento da infanti e estava super curiosa p saber a respeito por isso resolvi procurar pela net informações de quem as possiu e estou até satisfeita com os relatos
pois tenho a super matrix da burigoto que diz ser de 0 a 25 klos ela tbem é um porre p istalar e p retirar o tecido p lavar acredito q todas essas caderinhas são assim mesmo
pois a burigoto tbem é assim e desconfortavel da p sentir o plastico e qd a criança dorme a cabecinha cai p frente agora estou aguardando a minha da infanti chegar
p ver como ficara meu filhote nela se vai ser melhoir q a anterior .

Anônimo disse...

Olha pessoal, comprei esse modelo tambem, foi um parto para instalar. Meu marido ficou nervoso e impaciente, xingando o manual e tudo que via pela frente.
Viajamos com meu filho e dava dó, de ver a cabecinha pensa para o lado, todo tortinho. Reclinamos ela, mas volta, pois o banco de trás do carro não reclina.
De resto é uma bom produto e não encontrei nenhuma outra cadeirinha que fosse fofinha e confortável, ou seja, estamos sem opções.

Yúdice Andrade disse...

As duas últimas manifestações ratificam aspectos que estão claros: 1) a cadeirinha Infanti é difícil de instalar e seu manual é uma droga; 2) a cabeça do bebê fica pensa (usamos um suporte que encaixa no pescoço, o que ajuda, mas não resolve 100%, ainda mais porque nossa filha se recusa a colocá-lo, então somos obrigados a esperá-la adormecer); 3) não temos alternativa: as outras marcas também são um horror, quando não piores.
A última constatação é a que dá mais tristeza.

katia disse...

olá,meu nome é katia e estava pensando em comprar uma cadeirinha da infanti,mas aquela que vai de 0 a 36kg.
Minha dúvida é: será que ela acomodaria bem um recém-nascido?
e será que conseguiria instalar ela bem em um ford ka 2010?
Gostaria muito que me ajudassem com essas duvidas....
Fico no aguarde para que respondam meu recado.
agradecida.... katia

Yúdice Andrade disse...

Kátia, você conseguiria acomodar bem o seu recém-nascido, com certeza. É que este modelo de cadeirinha (na verdade, a Infanti dispõem de modelos mais recentes, também) vem com aquele assento menor, que aqui chamamos de "Moisés", próprio para crianças tão pequenas. Ele se encaixa na cadeira principal, em posição invertida, exatamente como exige a legislação de trânsito.
Em suma, trata-se de três produtos em um: o assento para crianças até 9 quilos; o outro, para crianças de 9 a 36 quilos; e por fim, o assento elevatório (ou bouncer).
Minha cunhada e seu marido tinham um Ford Ka, então até onde sei dá para utilizar nesse carro, sim.

Anônimo disse...

Boa tarde encontrei vários videos de outras marcas para a instalação de cadeirinhas mas, da infantil star lava não consegui encontrar nem alguma explicação sabe se algum site já explica como colocala no carro