sábado, 19 de setembro de 2009

Nada como...

...um dia após o outro, com uma noite no meio.
Já faz anos, por isso não me lembro exatamente a conjuntura. Só me recordo que batia um papo com amigos, salvo engano os da faculdade, quando um dos rapazes do grupo comentou que urinava no box do banheiro, quando tomava banho. O mundo veio abaixo. As mulheres presentes o tacharam de imundo para baixo, repugnadas com a sua falta de higiene. Encolhi-me. A reação fora tão abrupta que não tive coragem de mencionar que eu fazia o mesmo. E não considerava sujeira, já que a água do chuveiro, misturada ao sabão que sairia de meu corpo, lavaria os resíduos indesejáveis, não deixando nenhum cheiro como a experiência prática provou por A + B.
Anos se passaram e agora xixi no banho é uma campanha de conscientização ambiental, para tentar ganhar os brasileiros, frequentemente avessos a qualquer manifestação de cidadania, civilidade e educação. Por sinal, uma excelente campanha, muito divertida, com direito a um sítio muito bacana.
Nada como uma mudança de valores. Se bem que não acho que 73% dos votantes realmente urinem no banho, como afirma o gráfico da enquete. Provavelmente, muita gente respondeu aquilo que os mantenedores do sítio prefeririam ouvir.
Ultimamente, tenho escutado muito falar sobre mudanças de hábitos por conta da consciência ambiental. Como não poderia de ser, a maioria dos comentários é debochada e procura ridicularizar certas práticas, tais como medidas destinadas a reduzir a produção de lixo, sobretudo daquele que não se degrada facilmente. Incomodado, venho pensando em escrever sobre isso mas, tratando-se de uma observação de cunho mais geral, deixo a missão para uma outra oportunidade, quando estiver mais folgado e mais disposto.
Boa noite.

5 comentários:

Lafayette disse...

Irei mostrar esta postagem urgentemente para a madame!

Yúdice Andrade disse...

Quem sabe ela se rende, por fim?!
A propósito, quando vamos dividir um peixe às margens do Uriboca?

Belenâmbulo disse...

Então, bora aderir à versão mais hardcore da campanha?

http://coconobanho.blogspot.com/

Abraços

Artur Dias disse...

Eu faço, desde criança. Ao pisar no chão frio do banheiro, o corpo tem uma reação de estabilizar a temperatura, eliminando calor (eu acho!). Daí a xixada obrigatória. Só acho exagerado campanha na tv por xixi no banho. Seria mais produtivo denunciar as indústrias que desperdiçam, monopolizam e poluem a água. A indústria das caixas de descarga poderia também fazer uma forcinha (no bom sentido) para produzir equipamentos mais econômicos sem necessariamente serem mais caros. Quanto ao cidadão comum, mais controle estatal sobre os gastadores imbecis, que passam a manhã inteira lavando o carro - e até o caminhão, com já vi. Abraço

Polyana disse...

Já existem descargas que vêm com 2 botões, um para uma descarga econômica, que gasta "somente" 6 litros de água, obviamente para o xixi, e outra comum que gasta os 12 litros habituais.