quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Índice Geral de Cursos

Federais têm avaliação satisfatória pelo MECDATA: 1/9/2009
FONTE: Diário do Pará em Cidades / Página A-10

A qualidade das instituições de ensino de todo país foi avaliada em 2008, e o resultado divulgado ontem, 31, pelo Ministério da Educação. Em uma escala de 1 a 5, as principais universidades do Pará – Uepa, UFPA e Ufra , obtiveram nota 3, o que é considerado satisfatório pelo Ministério. Os Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC), referentes a todas as universidades, centros universitários e faculdades do país, torna público os indicadores de qualidade de 2 mil instituições. A maioria – 884 – obteve nota 3. Entre as 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3.
O IGC é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único instrumento a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
Este foi o caso da Universidade da Amazônia – Unama, que obteve nota 2. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) foi o único entre os 18 centros universitários do país a receber nota 2. Entre as universidades privadas, a que obteve pior avaliação foi a Faculdade PanAmericana (Capanema), que obteve a nota 1.
O indicador orienta as visitas in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de informar a sociedade sobre a qualidade das instituições. Caso as visitas dos especialistas confirmem o resultado do IGC, as instituições com notas inferiores a 3 têm prazo para recorrer desse resultado. Mantida a nota baixa, a instituição não poderá abrir novos campi, cursos ou ampliar vagas em cursos existentes até resolver os problemas indicados, mediante termo de saneamento firmado com a Secretaria de Educação Superior.

Nenhum comentário: