terça-feira, 8 de setembro de 2009

Garça dourada

Questões várias me fizeram assistir ao espetáculo “A Peleja da Princesa Mariana e seu Pássaro Garça Dourada contra a Terrível Rainha Valéria de Marambaia e a Feiticeira do Mal”, agora da Cia. Teatral Nós Outros apenas neste domingo, no que seria a última apresentação. A boa notícia é que o diretor do Teatro Experimental Waldemar Henrique assistia à récita e, vendo a quantidade de público, convidou o diretor Ailson Braga para estender a temporada por mais uma semana. Veja aí ao lado o Jabá fraterno.
Escrevi que o espetáculo agora é da Nós Outros porque, originalmente, trata-se de uma montagem da In Bust Teatro com Bonecos, que deu visibilidade ao excelente texto de Adriano Barroso em montagens por várias cidades do país. O público local que aprecia as boas iniciativas da terra já deve saber o que esperar: muita diversão inteligente.
A atual montagem, com humanos, conserva todas as influências folclóricas, a tradição dos pássaros juninos (produto genuinamente paraense) e o humor da original, mas criando a sua própria versão, sem se limitar a ser apenas uma repetição do que os bonecos já faziam. A diversão começa antes mesmo do espetáculo, com um jeito singular de pedir às pessoas que desliguem os seus celulares e não fotografem com flash, pedidos estendidos até a quem está assistindo pela janela, "sem pagar ingresso".
Para quem não conhece a trama, a princesa Mariana está sendo compelida a se casar com o fidalgo Paulo Ricardo, filho da rainha Valéria de Marambaia, mas ela é apaixonada pelo príncipe Mateus Augusto. Trata-se de um plano maquiavélico da rainha, que pretende matar o rei e se tornar a governante de fato, já que o filho é um pateta. Para executar seus planos, a rainha precisa eliminar a garça dourada, um animal encantado que protege a princesa. E no meio do caminho, os personagens secundários aias, matutos, uma bruxa malvada e uma fada fresquinha garantem enormes gargalhadas.
Não deixe de assistir. É diversão garantida.
Ficha Técnica
Elenco: Edielson Shinohara, Luciana Rodrigues, Jorge Monteiro, Kauê Almeida, Laila Cardoso, Neto Cabrali, Jaqueline Miranda, Danielle Ribeiro, Hudson Andrade, Leoci Medeiros, Augusto Castro, Nhofy Coso, Kleber Gemaque, Joana Sena.
Assistente de direção: Mary Ferreira
Direção musical: Júnior Cabrali
Preparação corporal: Bill Aguiar
Direção de palco: Frank Costa
Design gráfico cartaz: Dany Meirelles
Figurino: Mariléia Aguiar (Blá)
Produção: Cia. Teatral Nós Outros (http://www.nosoutros.com.br/)
Texto: Adriano Barroso
Direção: Adriano Barroso e Ailson Braga

3 comentários:

Edyr Augusto disse...

Aproveite o embalo e vá assistir "Abraço", no Teatro Cuíra, com Cláudio Barradas e Zê Charone. Estaremos lá até o dia 27, sempre às 21h, sexta, sábado e domingo. Sinta-se desde já, abraçado.
Edyr

Claudia disse...

Boa notícia! Vou fazer uma peregrinação santa pelo Waldemar Henrique e Cuíra (o espetáculo do Claudio Barradas, "Abraço" também foi prorrogado até o dia 27!).
E IRACEMA VOA, da Ester Sá também tá retornando aos palcos: Cuíra, fim de setembro e outubro.

Yúdice Andrade disse...

Está na agenda, Edyr. Abraço.

Conheço a Ester, que já trabalhou com o meu irmão, Hudson. Bom saber que, para quem gosta de teatro, as boas opções estão aí.