quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aeroportos pelo mundo

Talvez você já tenha recebido um e-mail com esta famosa fotografia, mostrando o pouso de um portentoso avião no aeroporto Princesa Juliana, na ilha franco-holandesa de Saint Martin (arquipélago das Caraíbas). A imagem é real e revela a surpresa e o assombro de um aeroporto que tem, em sua cabeceira, uma praia. Você está lá, curtindo o seu sol e o seu sal quando, de repente, um colosso aparece e se aproxima tanto que o medo é inevitável, potencializado pelo ruído ensurdecedor das turbinas.



Em Gibraltar (possessão ultramarina da Grã Bretanha, no extremo sul da Península Ibérica), o visual deslumbrante se soma a uma peculiaridade: o aeroporto está bem ao lado do centro da cidade...

... de modo que as imensas aeronaves cruzam uma avenida comum, destinada ao tráfego ordinário da cidade, com direito a semáforo. Você para o seu carrinho e deixa um Boeing passar. Acho que a preferência não é do pedestre.

No Japão, a falta de espaço, a necessidade e a disponibilidade de dinheiro levou à construção de pérolas da engenharia: verdadeiras ilhas artificiais sobre as quais foram erigidos quatro aeroportos, entre eles o da cidade de Kobe (aquela arrasada por um terremoto em 17.1.1995, que atingiu 7,2 graus na escala Richter isso é que se pode chamar de reerguimento!):

Os quatro aeroportos são ligados ao continente por pontes monumentais, como esta que dá acesso ao aeroporto de Cyubu:


Ainda que sem o mesmo glamour, por conta dos notórios problemas de infraestrutura, no Brasil também existem aeroportos encravados em belos cenários, tais como o de Navegantes, em Santa Catarina, uma pequena pista entre o mar e o serpenteio do Rio Itajaí:

Não poderia deixar de mencionar o Santos Dumont, na capital do Rio de Janeiro, de cara para um dos cenários mais vistosos do mundo.
Informações e imagens de Saint Martin, Gibraltar e Japão.

PS O amigo Lafayette Nunes acabou comigo: mostrou dois aeroportos muito mais interessantes do que os meus. Veja aqui.

2 comentários:

mbouth disse...

Dessa praia eu passo longe hauiahauiah

Yúdice Andrade disse...

Ah, eu frequentaria essa praia sem problema. Exceto pelo barulho, claro. Mas não teria medo de acidentes. Não me consta que já tenha ocorrido algum por lá.