sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Crônica de uma morte anunciada

O que até as nuvens do céu, que o vento todo dia dissipa, sabem é que, com a inauguração do Boulevard Shopping em novembro próximo, o já catastrófico trânsito na Doca de Souza Franco e seu entorno ficará muito pior.
Numa tentativa de minimizar o impacto que o empreendimento trará ao tráfego e à qualidade de vida das pessoas, uma obra já começou a ser executada. Consiste na construção de duas pontes sobre o canal, interligando ruas hoje desconectadas, que obrigam os motoristas a seguir pela Doca para contornar ter acesso a tais vias. Além disso, será instituído o modelo de binário, com a instituição de sentido único nas ruas laterais ao shopping, para dar maior fluidez ao tráfego.
Pedindo desculpas pelo pessimismo é a experiência... , ao menos teremos a satisfação de ver uma obra ser concluída em pouco tempo. A única obra destes tempos trágicos que vivemos, sem governo municipal. Isto porque a obra será integralmente realizada e custeada pelos empreendedores do shopping, que precisam da nova estrutura pronta quando o monstrengo for inaugurado. A prefeitura entrou só com a licença. Porque se fosse a prefeitura para construir uma lajezinha sobre um canal, a obra só acabaria na próxima gestão. Mas seria caríssima.
PS Foi aventado que também em novembro ocorrerá a inauguração do (trilha musical poderosa!) Pórtico Metrópole a requintada passarela sobre a BR-316, em frente ao Castanheira Shopping. Perdão, mas não vejo a menor possibilidade de isso ser verdade. Não há como a estrutura ficar pronta em dois meses. Afinal, estamos falando de uma obra anunciada, lembre-se, na primeira semana de 2005, quando aquele ser humano, nos primeiros momentos do seu primeiro mandato, prometeu fazer e acontecer.
Tenho cá as minhas dúvidas de que verei o tal pórtico pronto nesta encarnação.

2 comentários:

Léo Nóvoa disse...

É professor, hoje, quando li esta notícia no jornal, me passou pela cabeça o mesmo, que nunca uma obra termina tão rapidamente como esta. Pelo menos temos esta alegri de ver tão rápida mudança no cenário urbano belenense.
Ps: cada dia mais meu medo aumenta do que possa se tornar o Reduto. Mas eu confesso que ainda tenho uma pontada de esperança.
Abraço

Yúdice Andrade disse...

Isso se essa obra, especificamente, for mesmo motivo de alegria, não é, meu amigo?