domingo, 27 de setembro de 2009

Pará: imagem cravada na ignorância alheia

Já que estou com a revista Época de 7 de setembro último em mãos, destaco uma outra particularidade que encontrei nela. Trata-se de uma reportagem chamada "As novas redes da Amazônia", assinada pela jornalista Eliane Brum. O subtexto diz o seguinte: "Com o dedo no teclado e uma conexão (bem) ruim, os blogueiros do Norte são protagonistas da mais nova saga da integração amazônica".
Lendo a matéria, fiquei com a sensação nada surpreendente, devo dizer que o Centro-Sul Maravilha continua vendo em nós uma região inóspita, ainda por desbravar, como se fôssemos um amontoado de tribos indígenas maravilhadas com as novidades da civilização. Novidades como o telefone celular e a conexão discada de Internet. Veja-se desde esse "conexão (bem) ruim", como se não houvesse bons serviços de provedor de Internet nestas bandas, ou pelo menos equivalentes ao de outras regiões do país, ou como se os provedores lá de baixo fossem sempre impecáveis. Quem lhes dera!
A matéria apresenta quatro blogs, que seriam experiências bem sucedidas em meio a este cipoal de sub-civilização que seríamos. São eles: o do jornalista Altino Machado, "o blogueiro mais influente do Acre"; o da famosa Alcinéa Cavalcante, de Macapá, "a devoradora do Sarney", processada mais de 20 vezes pelo nefasto senador daquele Estado; o do escritor Teo Victor, de Rondônia, citado como "um dos blogueiros mais originais da Amazônia" e um daqui de Belém, já conhecido por quem, p. ex., acessa a Rede Paraense de Blogs, o 100grana.

O 100grana - Cultura pop para lisos é criação coletiva de quatro jovens: o publicitário Vinicius Passos (27), o multimídia Danilo Passos (24), o bacharel em artes visuais Sérgio Fiore (26) e o jornalista Diego Andrade (26). Um blog para nerds e afins que, segundo a revista, "se tornou referência no mundo da cultura pop", para quem gosta de cinema, quadrinhos e televisão, "mas nem sempre tem dinheiro para consumir". Muito, muito bom. Eu me divirto com a sessão "Bonecópolis".
Mas o que me incomodou na reportagem foi este trecho:

A maioria dos leitores ou melhor, lisos é do Sudeste. Mas no mapa do blog há nerds por todo o planeta. Alguns se surpreendem: "Vocês são de Belém mesmo?". São. Os rapazes do 100grana revelam outra dimensão da vida numa capital amazônica. Seu cotidiano não tem tribos indígenas, grilagem de terra e sucuris. São garotos de classe média, urbanos, vivendo num mundo pop, ligados mais ao que acontece nos estúdios de Hollywood que nos grotões do Pará.


Que um nerd com a cara cheia de espinhas pense que Belém do Pará é o reto do mundo, vá lá. É só um cara que daria a vida por um sabre laser com barulhinho de verdade. Mas que a autora da matéria fale dos blogueiros como se fosse uma surpresa eles viverem num ambiente urbano, a salvo de animais selvagens e da violência fundiária que nos serve de cartão de visita, putz! É gritar aos quatro ventos que a capital do Pará não deve ser nada além de uma aldeia inóspita. E nos já estávamos muito acima disso mais de cem anos atrás, quando Belém era apontada como uma das melhores cidades do país para se viver.
Sim, nós já fomos encarados assim. Pode acreditar. Pode ser que muita coisa agora sugira o contrário, mas nós ainda não estamos no fundo do poço embora tal poço já esteja sendo construído pelo atual (des)governo municipal.
Dou parabéns aos rapazes do 100grana e lhes desejo muito sucesso. E espero que eles ajudem a reverter esse miserável e inaceitável estereótipo que insistem em tacar sobre nossos costados.

3 comentários:

Unknown disse...

Fale Yudice, obrigado pela visita, seu blog também é muito legal, a honra foi nossa ^^

Anônimo disse...

Alguns dos meus amigos e professores mais inteligentes e "pé no chão" são desses lados.
Como já lhe falei em outro comentário, acredito que a educação daí é melhor do que aqui, no sudeste.

Um abraço!
Alexandre

Yúdice Andrade disse...

Um abraço, Sérgio. A casa é de vocês.

Sempre me apavoro quando leio essa tua afirmação, Alexandre...