sábado, 20 de abril de 2013

The Evil Dead

Quem me conhece, considerará absolutamente previsível eu adorar filmes de terror. Passou para o lado da desgraça, estou gostando. Pode ser terror desbragado, suspense, humor negro, depressão, manda que eu gosto. Se for bem executado, obviamente, porque meu padrões de exigência são elevados até para porcaria.

Por alguma razão que eu não saberia dizer, nunca vi A morte do demônio (The evil dead, 1981), um dos maiores títulos do gênero terror de todos os tempos, dirigido por Sam Raimi, posteriormente um cineasta respeitável, com pouquíssimos recursos. O filme, assim, padece de um problema bem comum nesse campo, que é uma mistura entre terror e tosqueira tão extrema, que é fácil esquecer o medo e pensar apenas na cafonice, no improviso, no ridículo e consequente humor involuntário. Até porque o estilo gore prevê muito sangue e outros fluidos corporais esguichando na tela e enchendo as pessoas de asco.

Eis que esta semana, com alguma surpresa, soube através de um dos canais da Sky que a obra foi refilmada e acabou de estrear nos Estados Unidos, com ótima bilheteria. As imagens fortes, particularmente dessa criatura demoníaca aí ao lado, que me pareceu verdadeiramente assustadora, chamaram a minha atenção.

Procurei informações e soube que Sam Raimi decidiu revisitar o passado, mas sábio que é, em vez de fazer tudo de novo, entregou a sua estória para outra equipe. Escolheu um diretor estreante em longas, o uruguaio Fede Alvarez e sequer assina o roteiro, escrito a seis mãos, pelo próprio Alvarez, por um certo Rodo Sayagues e pela famosa e controversa Diablo Cody (que vai de Garota infernal a Juno).

Uma crítica que li me deu água na boca:


Inicialmente, o grande diferencial é mesmo o tom. Esqueça o humor histérico/grotesco do filme de Raimi. Alvarez está nessa pelo choque. Através de efeitos práticos - que na tela ficam extremamente realistas -, o diretor uruguaio busca algumas das cenas mais graficamente intensas do terror recente. E tome caixas d´agua de sangue vomitado, lâminas cortando membros diversos, cérebros espatifados, unhas soltas e outras aflições violentas. Não há espaço para o alívio cômico, mas o tom 100% devotado ao gore acaba, como todo bom filme do gênero, tirando força dessa violência. Quando tudo é violento, perde-se o referencial. Ao menos para quem já não se impressiona com esse tipo de produção.

O novo A Morte do Demônio surpreende mesmo em seu terceiro ato, distanciando-se do original e dando ideias novas à série, que são coerentes com o todo e suficientemente interessantes. E se os trailers vendiam algo que parecia um reinício para Evil Dead, basta ficar atento para a cabana para perceber que na verdade trata-se de uma continuação (fique também até o final dos créditos). O curioso agora é ver como Sam Raimi, Bruce Campbell e cia. vão continuar a saga demoníaca com protagonistas (e tons) tão distintos.


Curti muito isso. O filme já está em exibição na cidade. Quem gosta?

Um comentário:

Hudson Andrade disse...

Eu, claro, verei!