segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pirarucu

Isto sim é uma ótima notícia: projeto de criação de pirarucus em cativeiro, apoiado pelo SEBRAE, deve disponibilizar uma superssafra brevemente. Com isso, um dos mais saborosos peixes amazônicas deve chegar à mesa do paraense com mais facilidade.

Semana passada estive no Ver-o-Peso e comprei uma boa peça do bicho. Já comemos um pedaço. Só de pensar, a boca enche de água.

Maravilhoso que o nosso Estado possua uma imensa bacia hidrográfica, o que nos permite ter uma grande variedade de peixes maravilhosos. O lado ruim da coisa é que, mesmo assim, o peixe chega cada vez mais caro à mesa do consumidor. Absurdo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Você conferiu se a origem do pirarucu que comprou no Ver-o-Peso respeitava os critérios de sustentabilidade ambiental e tinha o respectivo selo?

Anônimo disse...

Pirarucu realmente é maravilhoso, experimente o cupcake de de pirarucu com banana da casadocupcake,ali na conselheiro furtado!#ficaadica

Yúdice Andrade disse...

Das 21h21, desde criança vejo minha mãe comprando pirarucu na feira e, com a naturalidade das pessoas simples, nunca lhe ocorreu de pedir certificações. O tempo passou, as coisas mudaram e hoje é mais difícil conseguir o peixe, ainda mais fresco.
Embora eu saiba dos riscos da pesca predatória, que atingem várias espécies, confesso minha ignorância acerca da necessidade de certificação do pirarucu. E acredito que ela seria mencionada pelo próprio feirante, como já vi acontecer em relação a tartaruga, p. ex. Afinal, trata-se de um comércio legalizado.
Em suma, desconheço o selo a que você se refere. Apliquei o princípio da confiança.

Das 12h50, essa é uma sugestão inusitada. Anotei a dica e com certeza vou experimentar.

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/03/consulta-publica-para-certificacao-do-pirarucu-encerra-neste-mes.html

http://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2013/03/pirarucu-da-amazonia-sera-certificado.html

Há mais no Google. Bom proveito na próxima ida à feira.

Yúdice Andrade disse...

Grato pela informação sobre a certificação do pirarucu. Vou-me informar e prestar mais atenção nas compras. Afinal, seja pela conservação da espécie, seja pelo motivo mais mesquinho de que não falte a iguaria em nossa mesa, precisamos evitar a pesca predatória. Anos atrás, li reportagem sobre o esgotamento econômico/comercial da gurijuba e isso me preocupou, pois é outro peixe de que gosto bastante.