domingo, 15 de janeiro de 2012

Transporte público

Um ônibus urbano biarticulado que transporta até 250 passageiros de uma só vez, oferecendo conforto (suscetível, obviamente, às condições do uso na cidade) e muita tecnologia, abastecido com biocombustível, o que reduz o nível de emissões.

O maior ônibus do mundo está em operação em Curitiba desde o ano passado. É tão grande (28 metros de comprimento) que, para trafegar, foi concebido um trajeto especial, praticamente sem curvas, haja vista que manobrar uma máquina dessas não é tarefa simples, mesmo com toda a assistência dada pelo próprio veículo. Para vê-lo em funcionamento, clique aqui.

Implantar um sistema de transporte público com esse ônibus não se limita à aquisição do veículo: é preciso repensar o sistema como um todo, já que, como mostra o vídeo, o cobrador fica numa estação de embarque, que não é um simples ponto de parada. É preciso mudar até certos parâmetros comportamentais: você já se imaginou entrando num ônibus, aqui em Belém, ao som de música clássica? Não, aqui com certeza seria um tecnobrega, tecnomelody, tecnoqualquercoisamuitoescrota, ou a modinha do momento, estrondando a todo volume.

Mas o meu objetivo era apenas mostrar o ônibus, que achei bem bacana. As críticas sobre o transporte público em Belém do Pará eu deixo para vocês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente um comentário sensato no meio de tanta baboseira, por isso que sempre que posso venho acompanha-lo.

O sistema de transporte público de Belém é tão arcaico quanto a minha avó (ela mesma que diz).

Isso se deve pela mentalidade arcaica e ultrapassada da maioria dos nossos governantes e em parte do povo que os elege pra ocupar esses cargos.

Belém inteira precisa ser repensada, do Onibus aos Prédio, essa balburdia que chamam de CIDADE cada dia fica pior e mais insuportável de viver, não importa o quanto de dinheiro coloquem aqui, dinheiro não reforma intimamente uma sociedade, o que reforma é EDUCAÇÃO, não to me referindo a Estudo, uma vez que os mais mau educados que conheço tem muito dinheiro e muitas horas de Estudo, mas Educação que é bom, nunca chegou perto.

Atraso da Cidade reflete diretamente a quantidade de atrasados que governam e deixam governar, pensar e ser sensato aqui virou quase um PECADO MORTAL.

Concluindo, O BUSÃO é excelente, mas tem que ser bem feito, e não com esse trabalho de porco que vem sendo feito nos últimos 7 anos. Igual a enchentes, passar asfalto sem fazer a tubulação piora em vez de melhorar, mexer na DUQUE sem levar em consideração que o terreno não foi feito pra receber o fluxo de carro é um problema que este zinho tá trazendo pra cidade em vez de resolver.

É triste, mas é a realidade do povo que fazemos parte, a maioria não pensa antes de votar, aliás, dificilmente pensa pra fazer qualquer coisa, mas pra votar, é pior.

Yúdice Andrade disse...

Obrigado pela boa avaliação, das 17h20. Volte sempre.