quarta-feira, 11 de abril de 2012

Roubalheira por toda parte

Às vezes, quando não tenho o que fazer, acesso o Google e digito o meu nome ou o de pessoas próximas, para ver o que aparece. Foi o que fez um amigo, um tempo desses, e se surpreendeu ao descobrir o nome de sua esposa, que é médica, aparecendo como credenciada do Sistema Único de Saúde (SUS) num Município onde ela nunca esteve, no Estado do Maranhão, onde estão radicados há alguns anos.
Intrigados, os dois começaram a investigar e descobriram que uma pessoa conhecida da minha amiga teve acesso clandestinamente a seus dados profissionais e os forneceu à prefeitura do tal Município. Graças a isso, houve a suposta contratação.

Atônita, minha amiga se viu "contratada" pelo tal Município há seis meses, percebendo vencimentos de R$ 5.500,00 e cumprindo uma jornada de 46 horas de trabalho semanais. No entanto, jamais recebeu um centavo sequer e nem poderia cumprir tal jornada, eis que reside em São Luís e, como costuma acontecer com os médicos, possui vários empregos lá. Logo, não haveria a menor possibilidade de exercer qualquer função numa cidade a mais de 400 Km de distância rodoviária. Mas se a bomba estourasse, para todos os efeitos, ela é que seria a pilantra que recebe sem trabalhar e, ainda por cima, sonega imposto de renda.
Segundo apuraram, isto tudo aconteceu porque a conhecida, vigarista, vendeu o CRM de minha amiga em troca de R$ 2.000,00 mensais. A diferença, é claro, alguém na prefeitura vem embolsando.

Temerosa das consequências que poderia sofrer, minha amiga comunicou o fato ao CRM e ao Ministério Público do Maranhão, que já estão tomando as providências que competem a cada qual. Responsabilidades criminais serão apuradas. Uma casualidade, uma curiosidade do marido permitiu que ela se livrasse de um possível problema seríssimo. O detalhe: segundo constava dos registros do SUS, havia uma equipe completa, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e psicólogo. Mas nem a médica era real. Imagine como deve ser o atendimento à saúde por lá.

Vale destacar que o Município em apreço possui pouco mais de 25 mil habitantes (segundo censo de 2010), com IDH de 0,592 e uma economia dependente da exploração de madeira e da agricultura de subsistência. Um lugar pobre, mas que mesmo assim rende lucros para os espertos.

PS  Em suas investigações, o casal descobriu que médicos alugam o próprio CRM por R$ 1.500,00. Recebem tal quantia apenas para ceder o direito de uso do registro por prefeitos honestíssimos do interior. Graças a gente assim, o povo pobre do Brasil vai morrendo à míngua, enquanto cada dinheirinho vira locupletamento. E tudo isso é um pouquinho de Brasil. Ai, ai.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fiz uma busca no Google de um nome de um primo meu e descobri alguém com o nome idêntico ao dele, que responde a processo judicial no TJPA. Assustados, eu e ele, que estava ao meu lado na inocente busca, aproveitei que ia ao fórum e tive acesso aos autos, de onde consegui o nº do CPF do homônimo, surpreendentemente com apenas um dos números diferente. Conseguimos o telefone do sujeito e constatamos que se trata realmente de um homônimo, e até o meu primo falou com ele, que mora, salvo engano, no bairro do Jurunas.
Tudo esclarecido, não há nada a fazer. Só torcer para que o fato nunca venha a lhe causar nenhum dano. Afinal, o homônimo hoje já sabe. E o meu primo, também.

Ab
Fred

Yúdice Andrade disse...

Até eu estou ficando assustado com essas histórias. Acho que farei uma pesquisa mais aprofundada com o meu nome. É tudo muito absurdo.
Espero que o teu primo não venha a ter dissabores por causa disso.