segunda-feira, 9 de abril de 2012

Um terror

Como se não bastasse a violência nossa de todo dia, representada pelos crimes que já se tornaram feijão-com-arroz dos noticiários e foros, agora temos que nos preocupar também com o terrorismo. E não me refiro a atentados malsucedidos em automóveis, não, mas a grupos fundamentalistas islâmicos de verdade. Pelo menos é a opinião de um ex-diretor geral da Agência Brasileira em Informação, em audiência pública no Senado.

O motivo da preocupação se refere a três eventos de nível internacional: a visita do papa em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Em sendo assim, percebe-se que os eventuais ataques não diriam respeito ao Brasil exatamente, a práticas governamentais locais, à nossa política externa, etc. Seria uma forma de retaliar os tradicionais inimigos, num cenário onde a ação seria supostamente mais fácil, justamente porque aqui não temos histórico e know how para lidar com essas situações. Em suma, nós só estaríamos no meio dos inimigos, mas isso é quanto basta para que o nosso povo pague a fatura dos conflitos alheios.

E você? Acha que os terroristas realmente vão querer atacar por aqui?

Nenhum comentário: