terça-feira, 22 de novembro de 2011

Educando com Jesus

Nestes estressantes tempos de correção de provas, é benfazejo relaxar um pouco com uma piadinha. Então segue o texto que me chegou através da amiga e também professora Karla Tancredi.

O sermão da montanha (versão para educadores)


Naquele tempo, Jesus subiu um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:

— Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles...


Pedro o interrompeu:
— Mestre, vamos ter que saber isso de cor?


André perguntou:
— É pra copiar?


Filipe lamentou-se:
— Esqueci meu papiro!


Bartolomeu quis saber:
— Vai cair na prova?


João levantou a mão:
— Posso ir ao banheiro?


Judas Iscariotes resmungou:
— O que é que a gente vai ganhar com isso?


Judas Tadeu defendeu-se:
— Foi o outro Judas que perguntou!


Tomé questionou:
— Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?


Tiago Maior indagou:
— Vai valer nota?


Tiago Menor reclamou:
— Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.


Simão Zelote gritou, nervoso:
— Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?


Mateus queixou-se:
— Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!


Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
— Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?


Caifás emendou:
— Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?


Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
— Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém!


E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes?!"

Engraçadinha. Mas ficaram faltando alguns pontos importantes, tais como:
  • Alguém do Império questionando Jesus acerca de sua titulação e atualização do currículo Lattes;
  • Um aluno pedindo abono de faltas, apesar de ter faltado por desídia;
  • Um aluno dizendo que tem uma viagem marcada para a Mesopotâmia e pleiteando antecipação de prova;
  • Um aluno se fazendo de leso quanto a ter perdido um trabalho devidamente negociado com a turma e pedindo para a sua prova valer dez;
  • Jesus tentando decodificar garatujas na prova escrita.
Vale lembrar que isto é apenas uma piada.

4 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Falou Judas Iscariotes recebendo 30 dinheiros para ouvir o sermão no lugar de algum romano...

Francisco Rocha Junior disse...

Amigo, desculpa. Claro que não é "falou", é "faltou". Foi mal.

Maíra Barros de Souza disse...

Vesti a carapuça do aluno pedindo antecipação de prova porque está com viagem marcada para a Mesopotâmia. Professora Emilia que o dia. rsrs

Yúdice Andrade disse...

É fácil de perceber, Francisco. Tenho certeza que todos perceberão. E, de fato, a sugestão foi oportuna.

Estou sabendo da tua Mesopotâmia, Maíra. Tinha gente chorando além da conta após a primeir avaliação da Emília por causa disso.