segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fonteles agraciado

O Dia Internacional dos Direitos Humanos passou (10 de dezembro) sem maiores destaques, como era de se esperar, ainda mais aqui no Pará, sufocado pelo plebiscito. Mas há quem se lembre. É o caso, p. ex., do Senado, que em sessão designada para amanhã, às 11 horas, entregará pela segunda vez a Comenda de Direitos Humanos "Dom Hélder Câmara" para seis agraciados, dentre eles o paraense Paulo César Fonteles de Lima.

Em homenagem póstuma, Paulo Fonteles (11.2.1949  11.6.1987) terá lembrada sua luta por reforma agrária. Advogado e membro do Partido Comunista do Brasil, participou da luta contra a ditadura militar, foi preso e torturado. No Brasil redemocratizado, tornou-se deputado estadual.

Sua grande luta foi contra a violência no campo, justamente no Pará, Estado campeão de tais práticas. Notabilizou-se como advogado de posseiros na região do Araguaia, mas ao descobrir um grande esquema de corrupção envolvendo pessoas influentes, acabou executado. Não foi o primeiro e está longe de ser o último a tombar por causa do latifúndio, o que torna oportuna e justa e homenagem a ser concedida pelos senadores.

A Comenda de Direitos Humanos "Dom Hélder Câmara" foi instituída em 2010, por iniciativa do então senador paraense José Nery. Os laureados são escolhidos através da análise de currículo, mediante indicações feitas à Mesa Diretora do Senado.

Fontes:

Nenhum comentário: