sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Para os infratores contumazes do trânsito

Foi publicada e entrou em vigor ontem a Lei n. 12.547, de 14.12.2011, que promoveu duas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. Graças a ela, o art. 261, § 1º, ganhou uma nova redação, por meio da inserção do trecho que coloco em negrito:

Além dos casos previstos em outros artigos deste Código e excetuados aqueles especificados no art. 263, a suspensão do direito de dirigir será aplicada quando o infrator atingir, no período de 12 (doze) meses, a contagem de 20 (vinte) pontos, conforme pontuação indicada no art. 259.

Ou seja, pelo regime anterior, no dia em que o motorista somasse 20 pontos, sofreria a penalidade. Agora, ela será possível apenas se esse somatório ocorrer dentro do espaço de um ano. Por conseguinte, basta que o sujeito segure a onda um tempinho e espere, p. ex., mais uma semana para dirigir embriagado ou fazer um racha e a habilitação será mantida.

Para completar, foi incluído um § 3º no mesmo artigo, determinando a eliminação dessa pontuação para contagem subsequente.

Tudo bem, tudo bem, eu sei que existem razões para essas mudanças. A primeira poderia ser sustentada pela vedação a penas perpétuas. Se uma pessoa somou 15 pontos e passou anos sem cometer outra infração, seria "justo" que a contagem recomeçasse do zero, porque o infrator teria demonstrado um comportamento socialmente menos lesivo, diz que. A segunda regra poderia ser defendida com base no  princípio ne bis in idem.

Posso entender tudo isso. Mas enquanto as pessoas morrem no trânsito em ritmo crescente e a mídia explora feito louca esse fato, aparentemente com o único intuito de provocar emoções, o poder público premia, uma vez mais, os psicopatas do trânsito. Os incivilizados das ruas. Mais uma vez, demonstra-se que, neste país, o que vale a pena é ser canalha.

Já disse mil vezes aqui no blog e repito: numa hora dessas, não aparece ninguém para dizer que a legislação brasileira é paternalista e protege vagabundo. Este argumento nós sabemos que só é utilizado em relação àquele outro tema corriqueiro do blog. Mas vamos ver se, quem sabe, qualquer dia desses, os responsáveis por mais esta liberalidade não recebem uma ligação comunicando que a mãe velhinha foi atropelada por um moleque dirigindo a 200 Km/h e está meio mutilada, meio morta, etc.

Não é o que desejo, naturalmente...

2 comentários:

Daniel G. disse...

Não deixe de indicar bons seriados/filmes/livros.. nas férias quero aproveitar para esses pequenos prazeres.. esse seriado já está na lista.

abraços e feliz natal!

Yúdice Andrade disse...

Farei isso, meu amigo, sempre que tiver alguma novidade. Logo mais vou começar um livro novo e, assim que tiver as primeiras impressões, darei uma dica.