quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Macho

Segundo a imprensa, hoje, o governo do Estado vai endurecer com o Consórcio Norte Energia, que implanta canteiro de obras para a construção daquela josta superlativa que atende pelo nome de Hidrelétrica de Belo Monte. Desde que começou a atuar, o consórcio tem comprado veículos e maquinários pesados no Sudeste do país, quando poderia adquirir os mesmos produtos aqui, no Pará. Como se trata de compras vultosas, nosso Estado perde uma significativa arrecadação de ICMS, porque todo mundo (governo federal, políticos, empresários) sempre acharam que paraense é otário e tem mesmo que perder tudo. Aqui a coisa sempre funciona na base da predação: leva-se o que é bom sem deixar nada em troca.

Quando o consórcio fez suas comprinhas fora, o governo exigiu que as aquisições fossem feitas aqui. Mas, é claro, nem tchuns. A comprinha desta vez envolveu 118 caminhões, ao custo de 48 milhões de reais. Vamos ver o que é que o governador Simão Jatene fará.

Vale lembrar que o seu antecessor tucano, que o fez governador quando ele era apenas um técnico pouco conhecido como político, subiu nas tamancas em 2001, por causa do "apagão" durante o segundo governo FHC. Almir Gabriel disse ser inaceitável que um Estado que produzia energia para outras regiões do país fosse penalizado como os Estados não produtores. Afetado, foi a Brasília tomar satisfações. FHC, mesmo sendo do mesmo partido, sequer o recebeu. Mandou um preposto do ministério, que nem era o ministro, para se ver o tamanho do prestígio.

No final, Almir voltou mais calmo, falando que o paraense é generoso e entenderia a necessidade de ajudar os irmãos brasileiros a superar aquela fase ruim. Aham, senta lá, Cláudia. E foi assim que terminou a história. Quem se lembra daqueles tempos, sabe que o Pará enfrentou o apagão exatamente como todo o resto do país. Exceto pelo fato de que os ônus socioambientais das hidrelétricas ficam aqui.

Vamos ver a macheza do Simão, até porque o representante do Poder Legislativo (uma tal de Comissão Parlamentar Externa) já foi sumariamente menosprezado ontem. Sintomático.

6 comentários:

Nina disse...

Yúdice,
Simão fará o que sempre fez: pegará o anzol e jogará no rio. Se fosse um avestruz,enfiaria a cabeça na areia. Mas, vamos esperar que a trinca de senadores do Pará façam alguma coisa.

Anônimo disse...

Governantes paraenses são movidos por demagogia e potoca, por isso estão sem moral. Pois em 97 a lei Kandir foi empurrada goela abaixo dos parenses. jatene e almir ficaram caladinhos. Resultado: até hoje perdemos 22 bilhões de reais ( segundo estudo do TCE) em ICMS. Vendemos energia a preço de banana podre e o povo quem paga o que é considerado assalto de ICMS na tarifa elétrica da privatizada Rede Celpa, empresa que é campeã nacional quando o quesito é prestação de péssima qualidade.
Esse consórcio de belo Monte ainda vai fazer muito estrago. Tá tirando o maior sarro da cara dos políticos daqui. Não atendem nem os telefonemas e vão continuar comprando de equipamentos fora do estado.
Enquanto isso o populacho Parauara que se lasca. Taí o ultimo estudo do IBGE: Belém e Marituba possuem as maiores favelas do país, isto é, o povo morando em cima da merda!

Yúdice Andrade disse...

Nina, me perdoe, mas a trinca de senadores do Pará é composta por Flexa Ribeiro, que é um empresário enrolado com problemas na Justiça, inclusive criminais; Mário Couto, que tem vergonha de seu passado como bicheiro e só sabe discursar cobrando a moralidade dos outros com aquela boca mole; e agora Jader Barbalho que... bem, dispensa apresentações. Desses, eu só espero o pior! Mas reconheço que é importante ter esperança.

Gostei do comentário, das 10h18. Vou repercutir.

Frederico Guerreiro disse...

Quer saber, o paraense é realmente o que pensa o povo do sul. Mas não o é por predisposição, e sim é induzido a essa qualidade por uma geração de poderosos imorais da academia de políticos paraenses.
Poucas são as exceções.

Anônimo disse...

Se, quando eram situação, nada fizeram, imagine agora que são "oposicinha". PSDB como oposição é igual filho de rapariga: perdidinho.

Lafayette disse...

Amigo,
Gostaria, se possível, sua sincera - o que é chover no molhado tal item deste gostar - opinião acerca de: GOLDEN SHARE: UM DIREITO DO EXPLORADO - http://xipaia.wordpress.com/2011/12/18/golden-share-um-direito-do-explorado/

...tanto no quesito "pode ser uma boa, ou não, ou tanto faz", quanto "certeza, ou duvido, que um político paraense tope colocar em pauta tal reivindicação".

Abraço.

*A Julia tá linda e crescendo, crescendo, crescendo - falo da foto que o Barreto postou no Flanar.