quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

396 anos

Mais um ano, mais uma vez diremos que hoje é aniversário de Belém e nada temos a comemorar. Até quando? Até quando nos lamentaremos por tudo de que precisamos e não acontece? Até quando prefeitura e governo do Estado falarão línguas completamente distintas, como se avulta nesse caso do projeto de ônibus rápido(*)? Até quando ficará patente que nossos governos se limitam a projetos pessoais de autopromoção, quando não do mais desbragado enriquecimento ilícito, em vez de serem, efetivamente, projetos de governo?

2012 é ano de eleições municipais. No próximo mês de outubro, escolheremos quem vai substituir o pior prefeito de todos os tempos. Será a pessoa que estará à frente do Executivo no momento em que a cidade alcançar 400 anos de idade e terá, a essa altura, cumprido 3/4 de seu mandato, de modo que já se terá passado tempo suficiente para mostrar serviço e sinalizar se temos futuro. Ou não. O cenário pré-eleitoral não é nada bom, mas precisamos virar a página. Virar completamente, não elegendo o candidato da situação e defenestrando, de uma vez por todas, os seus asseclas enfurnados na Câmara Municipal. É o único jeito de começar a faxina. Estou em campanha permanente por isso a partir de hoje.

Mas no dia do aniversário não podemos apenas reclamar. Se muitos não amam Belém, eu amo a minha cidade e é exatamente por isso que brigo e protesto tanto. Porque desejo que se torne aquilo que sonhamos, para nós e nossos filhos. Para que ninguém pense que uma vida bem sucedida implica em dar o fora daqui. Quero e acho que todos precisamos continuar a reconhecê-la como nosso patrimônio, nosso lugarzinho no mundo:

Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará
Foto: Portal Cultura
Foto: jornal "O Liberal"

Feliz aniversário, Belém. Um tempo mais feliz há de estar vindo.

(*) O Projeto "Via Metrópole", do governo do Estado, prevê um corredor de transporte envolvendo a avenida Almirante Barroso e a BR-316, para atender à região metropolitana. Já o súbito projeto da prefeitura previu Almirante Barroso e Augusto Montenegro, sem ligação com a BR. Mas podemos lembrar a época em que o governo tucano sabotava a gestão municipal de Edmilson Rodrigues, por puro interesse partidário.

3 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Mas, Yúdice, o Dudu não te mandou um pedaço de bolo?

Yúdice Andrade disse...

Se mandasse, eu diria o que fazer com o bolo, com vela e tudo! Acesa.

Frederico Guerreiro disse...

Hahaha..., tu me matas de rir, Yúdice. Provoquei já esperando por uma resposta assim.
Amigo, já já acaba esse esculacho de governo.
Estive essa semana em uma repartição da nossa seara e ninguém mais por lá aguenta mais o sedizente.
De qualquer forma, dizem, sai um e entra outro pior... O que fazer então com esses mandatos de 8 anos?