quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Em planejamento

Durante esta semana, os professores do curso de Direito do CESUPA estão em reuniões de planejamento. Um deles colocou fotos no Facebook e despertou reações de alguns alunos.

É no mínimo curioso como os estudantes pensam que essas reuniões não existem; muitos acham que, no intervalo dos semestres letivos, ficamos no mais absoluto ócio e que, na hora de voltar à ativa, simplesmente nos vestimos e encaramos a sala de aula. Ledo engano. Poderia ser assim se funcionássemos no estilo vetusto do professor catedrático, autoridade inquestionável na matéria, que depende só de si mesmo para ministrar uma aula exemplar, compartilhando com os pobres alunos a vastidão de seus conhecimentos.

Mas isso não existe. Pode até surgir um gênio aqui e ali, mas a verdade é que um bom professor precisa estudar o tempo todo, reciclar-se e dividir experiências, ainda mais no mundo de hoje. Mesmo um gênio precisaria fazer isso, porque ninguém é gênio em tudo. Além do mais, sempre fazemos a distinção entre ser muito bom em certo conhecimento e ter as habilidades necessárias para transmitir esse conhecimento. Com efeito, há pessoas que amealham conhecimentos impressionantes em sua área, mas são totalmente inaptas para a docência e, às vezes, fracassos no que tange a relações interpessoais.

Outra reação curiosa dos alunos é pensar que nossas reuniões se destinam a decidir como tornar suas vidas mais difíceis. Ainda que o comentário seja feito em tom de brincadeira (o que já é sintomático), esse é um pensamento recorrente. Costumo dizer que muitos alunos (muitos mesmo!) pensam que nós, professores, acordamos pela manhã e pensamos "Qual perversidade posso fazer hoje para ferrar com aqueles moleques?!" Em seguida, jogamos a cabeça para trás numa gargalhada fatal. Francamente...

Nesta semana, nossos encontros nos têm levado a questões mais ligadas à elaboração de diretrizes para o curso como um todo, seu papel na sociedade e perante a própria instituição, além da instrução dos próprios docentes, como anteontem, quando tivemos aula de metodologia. Hoje, p. ex., teremos uma oficina para elaboração de nossos planos de ensino, documento que só pode beneficiar os alunos e não o contrário.

Então é isso: estamos trabalhando, sim, nas férias escolares, porque para nós, oficialmente, não é período de férias. Estamos apenas sem aula. E nossas deliberações são para o bem de todos. Como não poderia deixar de ser, aliás.

6 comentários:

Ramon Bentes disse...

Professor,

Quando a Aline Bentes foi sua aluna, por uma vez lhe imaginei sarcástico assim. Foi por ocasião de uma avaliação no dia em que tínhamos uma cerimônia de casamento para irmos. Fui sozinho à cerimônia. Ela foi para festa, depois. Ela contou que o Sr. fazia comentários "sarcásticos" (FOI ELA QUEM DISSE...") durante a prova. Antes de lhe conhecer através dos blog´s e mesmo pessoalmente tinha certa imagem negativa do Sr., por conta deste episódio. Mas já mudei totalmente meu conceito. Abçs à Família. RAMON BENTES.

Yúdice Andrade disse...

Lamento saber disso, Ramon. Talvez eu estivesse num mau dia, mas seja como for não há justificativa para mal comportamento. Quero acreditar que estou aprendendo e que certas atitudes de 3, 4 anos atrás já não se repetem. Espero não dar mais motivos para imagens negativas. Aceite minhas escusas.
Grande abraço.

Ramon Bentes disse...

Não há necessidade de desculpas, mesmo porque o fato e o próprio evento são lembrados com muito humor hj. Sds. Ramon

Aline Bentes disse...

Kkkkkkkkk relaxa, Yúdice. O Ramon tá falando do dia do casamento do Sérgio Reis (que também foi professor do Cesupa), no qual eu não pude ir à cerimônia porque era dia de uma prova tua. Como fui fazer a prova toda maquiada e de cabelo feito, brincaste comigo durante a prova algumas vezes dizendo que eu devia desistir do casamento, pois não chegaria a tempo. Eu estava super stressada, porque o Sérgio e a Karen - esposa dele - são muito amigos nossos, e eu perdi a cerimônia, pois era no horário da prova. Mas ambos sabemos que estavas brincando e rimos muito disso até hoje. Bjo grande, e um ótimo início de semestre letivo pra ti!

Yúdice Andrade disse...

Meus caros Ramon e Aline, mas então era um "sarcástico" no bom sentido! Fiquei receoso de ter sido grosseiro. Às vezes extrapolo, admito. Nem sempre é hora de brincar. Mas fico feliz de saber que foi algo menor do que pensei.

Aline Bentes disse...

Com certeza, Yúdice, foi um "sarcástico" no bom sentido. Devo dizer, aliás, que, durante os dois anos que fui tua aluna, nunca vi nenhum sarcasmo de verdade ou grosseria de tua parte para com os alunos. Também nunca te vi extrapolar. Ao contrário, sempre mostraste carinho, respeito e humor refinado em sala de aula, para com todos. Sou tua fã, e o Ramon sabe disso. Por fim, quero dizer que nunca entendi o medo que alguns alunos tinham de ti. Da minha parte, me sinto privilegiada por ter sido tua aluna. Bjo em ti, Polyana e na fofíssima Júlia.