quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Começou?

Aqueles que insistem em apregoar que o ano só começa depois do carnaval acabaram de perder a sua desculpa. Já foi, já era, acabou. Agora é se escorar no rescaldo, porque esta semana tem apenas dois dias úteis, mas no máximo a partir da próxima segunda, 18 de fevereiro, só restará mesmo a dura realidade.

De minha parte, que não funciono sob esse código, acho legal uma semana ter apenas dois dias úteis. Mas não começar numa quinta. As quintas-feiras deste semestre letivo são terríveis para mim...

2 comentários:

Anônimo disse...

Já pensou essa dupla (Ju e Alice) se encontrando?!

Precisamos aprender com as crianças
Por Zuenir Ventura, jornal O Globo:

(...) Alice [minha neta] resolveu dar sua contribuição à gramática, corrigindo algumas construções mais usuais de verbos no pretérito perfeito e no particípio passado; ela adota as formas ditas irregulares. Para isso, usa o raciocínio lógico e o método dedutivo.

Assim, na brincadeira, ela ordena: “Você está prendido.” Se o verbo é prender, por que “preso”? Da mesma maneira “cabeu“. O verbo não é caber? “Vai fazer xixi e depois traz o caderno”, diz a mãe. “Já fazi e já trazi”, ela responde, com a segurança de quem, aos três anos, acha que domina os verbos fazer e trazer.

Os intransigentes defensores da forma culta da Língua precisam aprender com as crianças que, em matéria de gramática, é possível estar errado e ter razão. De nossa parte, ensinamos o que é oficialmente certo. Isso é fácil. Explicar o porquê é que são elas.

Abraços!
Sâmia Silva

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...

Então desejo a você ótimas quintas-feiras o semestre todo, ok?