quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Professor emérito

Reitor do Cesupa receberá título de professor emérito na UFPA.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) concederá o título de professor emérito do seu Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) ao reitor do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), doutor João Paulo do Valle Mendes. A cerimônia de premiação será presidida pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e ocorrerá nesta quinta-feira, 21, às 17h, no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA.
João Paulo do Valle Mendes é médico graduado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, no ano de 1954; pós-graduado pelo Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em 1959; e especializado na área de Ginecologia pelo Hospital das Clínicas da USP. Em sua trajetória, foi presidente e vice-presidente, em vários mandatos, da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM); diretor do Centro de Ciências Biológicas da UFPA, de 1975 a 1980; e vice-reitor da UFPA, de 1981 a 1985.

Honra - O título de professor emérito irá compor, com destaque, a lista de mais de vinte premiações de honra recebidas pelo doutor João Paulo, fundador do Cesupa. Trata-se da maior Comenda Universitária conferida pela UFPA a professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. Para o homenageado, o seu desempenho destacado no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária deve ter influenciado a concessão da honraria.
“Ao longo de minha extensa e profícua trajetória profissional, que segue até hoje sem interrupção, creio que alguns registros foram merecedores de destaque e significativo reconhecimento. Sempre procurei exercer as funções que me foram confiadas – públicas e privadas – com zelo e dedicação, realizações que, em seu conjunto, devem ter fundamentado a iniciativa da UFPA em conferir-me tão substantiva honraria”, avalia.

Contribuições - Dentre as contribuições de João Paulo do Valle Mendes para a construção da história da UFPA, destacam-se:  atuação decisiva para o reconhecimento de diversos cursos da UFPA;  implantação do Programa de Aperfeiçoamento Docente dos Profissionais da Saúde (PAPPS); promoção de parcerias com diversas universidades brasileiras para o desenvolvimento de programas de mestrado e doutorado; implantação dos novos laboratórios de Fisiologia, Farmacologia, Biologia Molecular, Bioquímica, Imunologia e Genética Familiar; equipagem e início do funcionamento do Biotério da UFPA; implantação do Laboratório de Oceanografia Biológica; implantação do Programa de Melhoria de Ensino de Ciências e Matemática, do qual resultou o Clube de Ciências da UFPA, hoje Instituto de Educação Matemática e Científica (Iemci); implantação do Núcleo de Tecnologia Mineral (Nutem).
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nosso reitor receberá esta grande honraria no dia de hoje, da Universidade Federal do Pará. Estarei presente, com minha esposa, também ela professora do CESUPA.

Mas não vamos porque professores da instituição, simplesmente. Vamos porque temos no Dr. João Paulo uma das maiores referências do que é ser um grande e bem sucedido profissional. Porque esse é um dos (raros, provavelmente) casos em que a homenagem é indiscutivelmente merecida e esta opinião é compartilhada por todos que conhecem o homenageado. 

Vamos também porque, nesses anos todos, não houve uma só ocasião em que ele não se dirigisse a nós com mais do que a sua educação muito acima da média: dirige-se a nós com o carinho de um avô e com o respeito de quem enxerga a todos como peças importantes no complexo tabuleiro de uma instituição de ensino. Vamos porque, oito anos atrás, ele compareceu ao nosso casamento no dia em que chegara de viagem e, mesmo cansado, foi-nos dar o seu abraço. Vamos porque, no mês passado, durante uma aula da saudade, ele me disse palavras que me tocaram profundamente.

Vamos porque nossas vidas estão relacionadas ao CESUPA por todos os lados, desde o fato de ter sido o local onde nos conhecemos, além de ser onde estudamos, trabalhamos, fizemos importantes amizades, construímos carreiras. E porque um grande comandante faz o barco navegar por bons caminhos.

Para o nosso reitor, minha homenagem vai na voz de Plácido Domingo, entoando a belíssima ária principal da ópera El Cid, de Jules Massenet (vídeo no YouTube):

Letra (vale a pena se interessar pela tradução):


Ah! tout est bien fini.
Mon beau rêve de gloire,
mes rêves de bonheur
s'envolent à jamais!
Tu m'as pris mon amour,
tu me prends la victoire,
Seigneur, je me soumets!

O souverain, o juge, o père,
toujours voilé, présent toujours,
je t'adorais au temps prospère,
et te bénis aux sombres jour.
Je vais où ta loi me réclame,
libre de tous regrets humains.
O souverain, o juge, o père,
ta seule image est dans mon âme
que je remets entre tes mains.

O firmament azur, lumière,
esprits d'en haut, penchés sur moi,
c'est le soldat que désespère,
mais le chrétien garde sa foi.
Tu peux venir, tu peux paraître,
aurore du jour éternel.
O souverain, o juge, o père!
Le serviteur d'un juste maître
répond sans crainte à ton appel,
O souverain, o juge, o père!

Nenhum comentário: