terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

História e ciência

Com grande surpresa, porque realmente não tinha a menor ideia de que a pesquisa estava em andamento, soube hoje dos esforços que estão sendo empreendidos com os restos mortais de três membros da antiga família imperial brasileira, inclusive Dom Pedro I. A pesquisa reúne duas paixões minhas, indicadas no título desta postagem, e é inédita no país. Espero, sobretudo, que seja um divisor de águas e outras semelhantes sejam realizadas.

O rosto de dona Amélia, em detalhe de foto
do pesquisador Victor Hugo Mori
Dado o grande interesse histórico, é o principal assunto do dia. Encontrei, no site do Estadão, um especial muito interessante (clique aqui), dando detalhes dos procedimentos realizados e exibindo imagens instigantes. Já se fala até em criar, em futuro próximo, um holograma do imperador, bastante fidedigno, que poderia talvez saudar os visitantes do Museu Imperial.

Independentemente das aplicações sofisticadas, a pesquisa é valiosa em todos os sentidos. Eu, que já me encantei só por ver um chumaço dos cabelos da Princesa Isabel, no Museu do Ipiranga, fico empolgado de pensar que conheceremos o verdadeiro rosto dessas pessoas, que poderão ser feitas reproduções em tamanho real e que, por meio dos achados arqueológicos, poder-se-á compreender um pouco melhor o estilo de vida que a família imperial mantinha.

Enfim, a pesquisa está em andamento e é difícil, por enquanto, estimar os seus benefícios. Mas é o tipo de empreendimento que sem dúvida põe em polvorosa os estudiosos que podem realizá-lo. Imagine a alegria de profissionais e acadêmicos tendo acesso a esse material.

Parabéns ao Brasil por, finalmente, investir dinheiro no que presta. E, como disse antes, que essas iniciativas sejam renovadas, porque há muitos acontecimentos históricos que precisam ser revistos e que podem lançar melhores luzes sobre o que realmente é este país.

Em complemento:

  • http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,dez-verdades-sobre-a-familia-imperial-que-nao-estao-nos-livros-de-historia,998368,0.htm
  • http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,para-principe-estudo-desmente-versao-de-historiadores-malevolos-,998547,0.htm
  • http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,mumia-de-imperatriz-surpreende-pesquisadores,998381,0.htm
  • http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,oito-centimetros-impediram-sepultamento-de-pedro-i,8904,0.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Yúdice. Obrigado.

Fred

Yúdice Andrade disse...

Eu fiquei fascinado, Fred. Coisa inédita no Brasil.