segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mudanças visuais

Meio que por acaso descobri que o Blogger já disponibilizou (sabe-se lá há quanto tempo) novas opções de leiaute para os nossos blogues (gostaram do português politicamente correto?). Antes, as opções eram parcas e como sou totalmente dependente da coisa semipronta, porque não sei lidar com nada do universo da informática e Internet, nunca pude fazer grandes personalizações.

Hoje, enfim, descobri novas fontes à disposição e, como acontece nessas horas, decidi experimentar. Faz tempo que eu andava cansado da fonte Trebuchet, então apliquei uma outra com jeitão de impressão de livro antigo. Visualmente bonita, mas me preocupo com o aspecto prático: ela é bem legível? Vocês me dirão.

Pelo sim, pelo não, aumentei um tanto o tamanho da fonte padrão, já que eu mesmo, que tanto me orgulhei de ser emétrope, agora estou a um passo de usar óculos, eis que meus olhos fraquejam sem que eu possa mentir para mim mesmo a respeito.

Como já fiz em outras ocasiões, apliquei as primeiras mudanças. Esperarei eventuais manifestações sobre a... (como é que minha esposa fala?) usabilidade do blogue. Qualquer coisa, farei ajustes. O importante é que todo mundo se enxergue e se entenda. E eu possa mudar um pouquinho, porque adoro uma novidade.

11 comentários:

Anônimo disse...

Está bem usável.
Kenneth

Yúdice Andrade disse...

Que alívio, Kenneth! Gostei do novo visual, mas não adianta se as pessoas começarem a fugir dele porque não enxergam. Valeu pelo retorno.

Ramon Bentes disse...

Professor, não quero discordar do meu amigo Kenneth, mas bastava aumentar a fonte anterior, prefiro-a.
Ramon.

Anônimo disse...

A fonte atual está bem grande, o suficiente para incomodar um pouco no decorrer da leitura. Por ela estar maior, aumenta o "tamanho" dos textos em relação à tela, o que significa maior rolagem para acessar todo o conteúdo e, (in)conscientemente, menos leitores lerão as postagens por completo, de acordo com alguns estudos sobre conteúdo na internet, alguns chegando ao ponto de dizer que a maior parte dos usuários não retorna a páginas em que ele precise dar mais de 3 "clicks" na barra de rolagem para acessar o conteúdo procurado.

Anônimo disse...

Yúdice, cuidado com esses axezeiros. Logo logo vão querer tuas postagens somente com vogais, como as músicas!!! A máfia do dendê aumenta a cada dia.
Kenneth

Yúdice Andrade disse...

Ramon, registrado o teu pedido. Só peço um pouco de paciência com minhas tentativas de re-estilização. Caso não funcione, tentarei uma fonte melhor ou, até mesmo, volto ao que era. Abraço.

Das 10h37, embora eu não conheça esse estudo específico que você mencionou, sei que existem estudos desse tipo. Sua ponderação me alertou e prometo pensar a respeito.
Contudo, meus princípios me fazem ter aversão a essa estilo de vida cada vez mais frenético e impaciente das pessoas. Acho que isso precisa ser coibido. O problema é que, como o abandono é uma atitude até inconsciente, pode-se pagar um preço por isso.
O fato é que falei sério sobre a minha perda de acuidade visual. Olhando a página, ela me parece legível com a fonte maior. Preocupa-me reduzi-la e isso afastar aqueles que até gostariam de ler o texto, mas acham que não vale o esforço. Advertência assim já me foi feita em outra ocasião.
Em suma, vou decidir sobre o que fazer. Agradeço pela indicação.

Kenneth, tomarei cuidado com o povo do axé. Eu os mencionei em outra postagem, de modo que me deu até uma linha cruzada!

Anônimo disse...

Gostei da nova fonte e tamanho. Mas gostei mais ainda da volta da Júlia. Quer dizer, das histórias da Júlia.

Abraços!
Sâmia Silva

Ramon bentes disse...

Kenneth,
Vc lembra daquela bela canção baiana ?

Ae Ae Ae Ae
Ê ê ê ê
Ô ô ô ô ô ô ô....

Que lindo!

Ramon

Adrian Silva disse...

É sempre bom mudar, mestre. É quase impossível comparar, mas estás bem melhor que eu que, por querer mudar, vivo criando novos blogs. Já estou no terceiro. Esse promete ser definitivo (mas eu sempre digo isso...).
Enfim, estou de acordo que a postagem aumentou bastante para a leitura, mas gostei da fonte.
A gente (leitores) dá um jeito de se acostumar, o importante mesmo é ter um editor inspirado.
Abração

Yúdice Andrade disse...

Muito gentil de sua parte, Sâmia. Eu também estava com saudade das historinhas de minha filhotinha. Abraço de volta.

Essa é inesquecível, Ramon! Faltaram só duas vogais!

Tenho necessidade de estabilidade, Adrian. Se por alguma razão ora imperscrutável eu precisasse criar um novo blog, daria um jeito de arrastar todo o conteúdo deste para lá. Seria a continuidade lógica da minha vida. Preciso dessa estabilidade. É mais fácil eu parar de blogar do que criar outro, desistindo deste. Nesse meio tempo, vamos fazendo umas mudancinhas.

Anônimo disse...

Confesso que andei meio ausente da leitura do blog, nos últimos dias. Ao acessá-lo, hoje, percebi de imediato a mudança e ela me agradou. Como a primeira impressão é a que fica, na minha modesta opinião, o blog deve manter o novo "leiaute", se não por sua modernidade, pelo menos por atender melhor minha crescente presbiopia (coisas da idade).

Quanto aos "causos" da pequena Júlia, eles sempre serão bem vindos, em meio a quase sempre áridas questões do nosso conturbado dia-a-dia.

Saudações tapajônicas,

Nilson Vieira