sábado, 31 de agosto de 2013

Sete anos

O tempo continua sua corrida e este modesto blog individual, por causa dele, completa o seu sétimo aniversário. Engraçado como me surpreendo a cada ano com sua longevidade. E me surpreendo particularmente desta vez, já que o pobre coitado se encontra na pior fase, em termos de atualização, desde o ano passado. O motivo principal são as exigências do mestrado, que me leva não somente o tempo, mas sobretudo o foco. Lá, estou fora de minha zona de conforto, por isso fico receoso de escrever sobre os temas que tenho estudado. Mas uma hora acabará acontecendo. Só não consigo concentrar-me o necessário.

Compreensível que, com a atualização modorrenta e incerta, os antigos leitores se dispersem. Faz parte. Não posso pretender popularidade (primeiro porque não foi essa a minha meta; se fosse, eu já me teria atirado de um precipício) se não sou um blogueiro endinheirado escrevendo sobre moda, hipótese em que eu teria atenção geral.

Mas vamos seguir em frente. As palavras rolam sobre o teclado, são publicadas e ficam. Um dia, sabe-se lá por qual razão, alguém as encontra na grande rede mundial de computadores. Tenho recebido comentários sobre textos antigos. Isso é fascinante como pensar que uma mensagem em uma garrafa foi encontrada, depois de muito tempo, em um lugar do mundo completamente inesperado. Esse é o prazer que a internet nos oferece.

De que valerão estas palavras daqui a alguns anos? Que será feito delas quando eu não estiver mais por aqui? Como nos adaptaremos a este novo mundo em que as pessoas morrem, mas suas identidades virtuais se perpetuam na rede, em palavras, imagens e sons?

Vamos ao encontro dessa resposta. Um abraço.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, de muita qualidade.
Kenneth

Yúdice Andrade disse...

Grande Kenneth, você é muito gentil. Folgo em saber que as postagens de aniversário ainda têm leitores!

Juliana Coelho disse...

Parabéns atrasado, professor! Lembro-me que minha admiração pelo senhor começou lendo suas postagens, que representam muito daquilo que o senhor é! Eu sequer lhe conhecia pessoalmente, tampouco tinha sido sua aluna! Um grande beijo! :)))

Marie disse...

A rede, realmente, é surpreendente porque também nos possibilita ter acesso a textos que parecem atemporais como muitos seus. Aí fica a dúvida: estamos avançando e tudo fica na mesma ou estamos num disco furado da vida que só se repete em ondas? De qualquer forma suas conversas, teorias, desabafos, ensinamentos, divagações, constatações vieram ao meu encontro e me deixaram, no meio de tantas buscas obtusas, menos indignada neste dia. Continue. Quero ouvir o que você tem a dizer. Me faz ter esperança.

Yúdice Andrade disse...

Juliana, você sempre é de uma gentileza extrema. Grande abraço.

Nossa, Marie! Sua descrição do blog como um espaço de "conversas, teorias, desabafos, ensinamentos, divagações, constatações" foi muito feliz. Acho que o blog é isso, mesmo. Mas suas duas últimas frases foram surpreendentes e me comoveram bastante.
Volte sempre. Tentarei fornecer motivos para tanto.