quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Competição Enactus

Eu estava devendo esta postagem. Reproduzo o texto da edição n. 199 da Revista Superior, publicação de nossa instituição:

Pela terceira vez o CESUPA sagrou-se vencedor do campeonato de projetos universitários Enactus Brasil 2013, evento que ocorreu em São Paulo nos dias 03 e 04 de julho.

Realizado pela organização norte-americana Enactus, o campeonato reúne anualmente instituições de ensino superior de todo o Brasil para que apresentem os projetos desenvolvidos por seus alunos, os quais são avaliados por executivos das mais importantes corporações, como: KMG, Walmart, Bic, Unilever e Cargill.

O time de representantes do CESUPA deste ano foi composto por oito alunos de diferentes formações e também foi acompanhado por outros quarenta alunos e pela produtora rural Eliana de Souza, uma das ribeirinhas apoiadas pelos projetos do time.

Após os dois dias de campeonato, ao sair vencedor de sua liga e conquistar uma vaga para a final, o CESUPA disputou o título principal com o INSPER (São Paulo - SP), FACAMP (Campinas - SP), CEUT (Teresina - PI) e CEFET-RJ, contra os quais obteve o título de Campeão Nacional, honraria que também já conquistara nos anos de 2009 e 2011. Com isso, o CESUPA representará o Brasil no World Cup, que ocorrerá nos dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro deste ano, em Cancún (México).

Além do título de campeão, o time do CESUPA também conquistou a 1ª Colocação na Parceria Walmart para Projetos de Empoderamento Econômico para Mulheres, recebendo o aporte de US$ 3.200,00 para que seja aplicado junto à comunidade.

Capacitando moradoras das comunidades ribeirinhas Bom Jardim e Tracuateua, em Barcarena, o projeto do CESUPA desenvolveu uma tecnologia de produção que aperfeiçoou o achocolatado para mercados mais exigentes. Como resultado, mais de 70 pessoas foram beneficiadas por meio de um produto orgânico, livre de lactose e focado em mercados dispostos a pagar valores maiores.

O resultado do projeto, liderado pela estudante Juliana Marques, foi o empoderamento das mulheres dessas comunidades, gerando um aumento de 2.500% no preço de venda do produto, além do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia na categoria "Empreendedorismo Consciente".

A equipe vencedora é composta pelos alunos Jefferson Watanabe, Ana Luiza Rocha, Luana Bacury, Everaldo Oliveira, Ednilson Souza, Rebecca Bentes, Thatiana Barros e Juliana Marques, com orientação do Professor Rafael Boulhosa.

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos presente em 38 países, com a participação de mais de 62.000 estudantes, em mais de 1.500 campi universitários ao redor do mundo. No Brasil, são 29 times Enactus, formados por mais de 800 estudantes.

Mais uma grande realização dos nossos fabulosos alunos e de nosso colega extraordinário, Rafael Boulhosa, a quem admiro muito. Contudo, o mais bonito nisso é mesmo o benefício que trouxe às comunidades ribeirinhas, tão esquecidas pelos poderes públicos, e que ganharam da academia condições para viver melhor. E é para isso que servem as instituições de ensino superior, não?

Parabéns à equipe e sucesso na etapa mundial.

Nenhum comentário: