sábado, 24 de agosto de 2013

Uma mensagem através dos cabelos

O assunto parece ter-se exaurido, mas por algumas semanas a imprensa deu enorme atenção ao caso da atriz Marina Ruy Barbosa, que se teria comprometido a raspar a cabeça para interpretar sua personagem com câncer na novela Amor à vida. Segundo consta, de acordo com a sinopse, ela alcançaria a cura e teria um final feliz, mas na hora H, refugou e não quis abdicar das madeixas (belíssimas, por sinal). Seja por apego ou por um contrato com uma campanha publicitária de xampu, não houve jeito de convencer a garota, que acabou de completar 18 anos. Ao final, Walcyr Carrasco, cuja fama é de alguém que detesta ser contrariado, teria capitulado, mas imposto uma vingança, matando a personagem da chata e insossa Marina.

Imprensa obcecada pelo tema, ele caiu na boca do povo. E enquanto todos dão conta da novela global, apenas uns poucos interessados tomaram conhecimento de que, na segunda temporada do seriado Sessão de Terapia, da GNT (por sinal, um braço da Globo), também haverá uma personagem com câncer, mas interpretada por Bianca Comparato (27).

Sessão de Terapia é um triunfo da televisão brasileira, ainda que seja um produto de nicho, e não de ampla difusão entre o público, a começar pelo fato de ser exibido na TV fechada.

Nesta segunda temporada, que estreia em 7 de outubro, a personagem Carol enfrenta um câncer em atitude de negação e, sem tratamento, caminhará para a morte, a menos que o protagonista da série, o psicólogo Theo (Zécarlos Machado), consiga demovê-la. Sem fazer mistério sobre o desfecho da personagem, os produtores da série já anunciaram que ela decidirá lutar pela vida e o ato simbólico dessa decisão será raspar os cabelos (que, por sinal, nem estava previsto, mas foi decidido entre a atriz, o diretor Selton Mello e o produtor Roberto d'Avila). As cenas já foram gravadas e Bianca Comparato prestou um bonito depoimento a respeito:

"Para quem passa pela quimioterapia, raspar a cabeça significa a cura. É o primeiro passo de volta à vida, um ritual lindo. Vejo como algo bom, e não ruim." (Leia mais sobre a personagem e as declarações da atriz.)

Bianca Comparato ainda não mereceu da Globo um posto de protagonista  como Paolla Oliveira, por exemplo, que é apenas um rostinho bonito (estonteante, admito, mas péssima atriz). Por isso, o público consumidor dos produtos mais popularescos não sabe do talento dessa carioca, que começou no teatro ainda adolescente. É mais provável que se lembrem dela como a Betânia de Avenida Brasil, novela que alcançou enorme audiência graças, sobretudo, à personagem Carmen Lúcia, de Adriana Esteves. Mas ela possui no currículo títulos como o premiado filme Anjos do sol, que mostra o muito que ela é capaz de fazer.

Dia desses, ouvi uma pessoa dizer que os novos rumos da novela Amor à vida eram horríveis para quem está com a doença e poderia ver, na ficção, um estímulo para persistir na batalha. Se assim é, fique de olho em Sessão de Terapia. Lá existe esperança.

Uma grande atriz é assim. E eu não vejo a hora de vê-la atuando em um seriado diferente do convencional e que merece todos os elogios.

Sobre Anjos do sol, aqui no blog: http://yudicerandol.blogspot.com.br/2006/10/anjos-do-sol.html e http://yudicerandol.blogspot.com.br/2008/12/trfico-humano-em-contraponto-anjos-do.html

3 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Caro Yúdice,
Os cabelos são objeto de estudo até da antropologia. No início do ano, houve no Museu Quai Branly, de Paris, uma exposição sobre o cabelo e seu significado social através dos séculos. Alguns dados sobre a exposição podem ser vistos aqui: http://www.quaibranly.fr/fr/programmation/expositions/expositions-passees/cheveux-cheris.html
Abraços.

Ana Miranda disse...

Yúdice, eu não assisto a novelas, então estou por fora do assunto.

Quanto à série, "Sessão de Terapia", eu ainda não assisti, assistirei a segunda temporada.

Zizi disse...

Yúdice,

Além da Bianca Comparato, a atriz que interpreta no filme a menina Isabela, também é excelente atriz e nem é reconhecida pelas emissoras.