segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Começo de um novo semestre letivo

Hoje é um dia intenso e importante para mim. Não porque vá acontecer algo diferente, inusitado e muito menos inesperado. Ao contrário. O que vai acontecer é algo recorrente, sabido previamente e, mais do que isso, programado. Refiro-me ao começo de um novo semestre letivo. Mas não apenas isto: é um semestre em que terei turmas de Direito Penal I. Explico-me.

Minha disciplina é desenvolvida ao longo de quatro semestres e a praxe é que o professor acompanhe suas turmas. Assim, trabalho basicamente com os mesmos grupos de alunos por dois anos inteiros, o que é uma experiência enriquecedora, pois me permite vê-los deixando a adolescência e entrando na vida adulta, em um sentido muito mais psicológico do que cronológico. É muito interessante acompanhar esse processo e emocionante participar dele.

Concluí em junho último um desses ciclos e hoje é dia de iniciar um novo, com três turmas. A docência tem essa peculiaridade de nos colocar em uma atividade que já fizemos sabe-se lá quantas vezes antes, mas com uma intensa sensação de novidade. Sempre é como a primeira vez, por uma razão muito simples: o público muda. Não sabemos quem são as pessoas que nos ouvirão, agora. Sei que é um público predominantemente muito jovem, mas é razoável supor que um grupo de 18 anos hoje tem lá as suas diferenças em relação a idêntico grupo, de dois anos atrás. Hoje é dia de começar a descobrir e assim será por um longo tempo.

Outra razão para minha expectativa é que, das quatro disciplinas que compõem o Direito Penal em nossa matriz curricular, este primeiro semestre é o mais importante de todos. Por sua elevadíssima carga subjetiva, política, ideológica, e sobretudo humana, sempre me preocupo em acertar o tom com os novos alunos. Acertar a forma de me comunicar com eles. Isso é fundamental para tudo o que virá depois.

Desejo, portanto, um excelente começo de semestre letivo para todos os envolvidos nessa experiência. Que tudo dê certo para nós!

3 comentários:

Adrian Silva disse...

Estou bastante ansioso. Vai ser a minha primeira experiência de docente-aprendiz com uma turma de Direito Penal I, vale dizer, o módulo mais fantástico da disciplina.
Vai ser fantástico participar das aulas de teoria do delito e da pena ao lado do grande mestre.
Forte abraço e nos vemos amanhã.

Yúdice Andrade disse...

Acredito que tudo vai dar muito certo, Adrian. Mas devo lembrar que teoria da pena é matéria de Penal II, então, meu caro, essa eu vou ficar te devendo. Quem manda colar grau em janeiro?!

Adrian Silva disse...

De fato fiz confusão haha... Mas não vai ficar me devendo porque comecei minha monitoria justamente em Penal II (lembrou?!), de modo que só basta esse semestre para fecharmos o ciclo com chave de ouro. Abraços e vamos lá!