sábado, 17 de agosto de 2013

Tempos ativos no mundo real

Desde que iniciei o mestrado, há um ano — na verdade, seria mais correto dizer alguns meses antes, por força da preparação para o processo seletivo , o blog começou a sofrer os efeitos de minhas novas necessidades. Era óbvio que eu não podia dar-lhe a mesma atenção de antes. Mesmo tentando vivificá-lo, é difícil. A julgar pelos números deste ano, a situação é de penúria.

No entanto, uma conclusão algo promissora pode ser intuída disso. Deve haver algo de errado na vida de alguém que vive mais nos meios virtuais do que no mundo real. Penso que devo ficar alegre pelo fato de que a minha existência virtual caiu drasticamente porque as exigências da vida real aumentaram bastante. Coisas estão acontecendo, eu estou mudando e resultados estão aparecendo. Voltar à sala de aula como estudante me fez lembrar o quanto sempre gostei de aprender. Lembro que há uma diferença entre estudar e aprender. Estudar é bom, mas cansa e rivaliza com as seduções do mundo. Aprender, no entanto, é puro prazer. Como depende do estudo, então este deve ser valorizado e estimulado.

Exigências produtivas do mestrado têm-me feito ler muito, num ritmo especialmente acelerado nestes últimos dois dias. E estou gostando tanto do que leio! Tem sido realmente valioso, penetrar mundos novos, pensamentos que não conhecia e que agora se revelam úteis e instigantes para mim. Por causa de uma única leitura, eu me percebo diferente e mais animado do que umas quinze horas atrás. Pode parecer estranho, mas me sinto assim, neste momento em que escrevo estas palavras para, em seguida, deitar-me na cama e esperar o sono chegar.

Falta muito trabalho, mas este sentimento de animação é recompensador.

Quanto ao blog, continuará aí. Virei quando der, como puder, elogiar algumas coisas, criticar a maioria, como tem sido desde sempre. Valorizar aquelas almas boas que vêm até aqui de vez em quando, atrás de meus estranhos pensamentos. Esta é outra aventura que vale muito a pena.

Boa noite para vocês e um maravilhoso final de semana.

Nenhum comentário: