quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Enquadrada nível Capitólio

Repercute pela internet o incidente havido durante um dos eventos do interminável funeral de Nelson Mandela, no qual, em vez da postura contrita que o momento pede, o tal homem mais poderoso do mundo está no maior qui-qui-qui com a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, com direito a fotinho tipo selfie.

Em que pese a presença de um terceiro elemento no grupo (o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron), Michelle Obama — ela sim compenetrada, como o momento pedia — não gostou da folia de seu marido com a loura e, bem, dane-se esse papo de President of United States of America! He's my fucking husband!

Daí que, como a sequência de imagens mostra, o olho no olho foi substituído por uma cara virada para o lado, com os braços cruzados à altura do peito em sinal de resistência (Barack), e uma expressão de nítido constrangimento (Helle).


Por fim, Michelle sugeriu ao marido que trocassem de lugar e o presidente obedeceu. Afinal, o povo americano ama a primeira-dama muito mais do que o presidente. A linguagem corporal da última cena diz tudo: a dinamarquesa, sem graça, disfarça mexendo no celular; Michelle, com olhar intimidatório levemente direcionado ao alvo, inclina-se sobre ela, porém lhe dando as costas, formando uma barreira; e Barackão se inclina muito para a frente, para se afastar da situação e fingir atenção ao evento em si.

Égua da enquadrada! Michelle Obama é a verdadeira Air Force One.

***

Clicando aqui, você pode ler a opinião do fotógrafo que registrou as imagens acima, no sentido de que elas não exprimem o que as pessoas estão entendendo. Ele afirma que, um pouco antes, Michelle Obama estava brincando com os companheiros do marido. Não me convenceu. Pareceu mais uma tentativa de minimizar o ocorrido. Nada impede que ela estivesse animada no começo e tenha se aborrecido depois. Além do mais, parece-me improvável que, em meio à profusão de fotos que foram tiradas por tantos profissionais, nenhuma mostre Michelle mais relaxada.

O fotógrafo também silencia sobre o fato de o casal Obama ter mudado de assentos. Uma atitude dessas, se não explicada, seria suficiente para causar constrangimento. Michelle mudou de lugar por quê? Para sair de baixo do ar condicionado? Para sair da frente do exaustor e não ficar com a cabeleira cheirando a coxinha de frango?

No mais, qualquer pessoa minimamente educada — e ainda mais uma dama acostumada a protocolos da mais alta solenidade — sabe que não se deve dar as costas para ninguém, a menos que se queira desdenhar dessa pessoa. Então, mantenho minha percepção anterior sobre o caso.

Nenhum comentário: