segunda-feira, 8 de abril de 2013

Extorsão policial

Algumas horas após tomar conhecimento, por telefone, de que o namorado de uma pessoa de minhas relações fora detido por conduzir uma motocicleta embriagado, sendo que um policial estaria pedindo 700 reais para liberá-lo, sem que ficasse nenhum registro no sistema, ou seja, safadeza pura e simples, deparo-me com esta manchete no Portal ORM:


A notícia é assustadora para qualquer um de nós, submetidos aos riscos de sofrer nas mãos de bandidos fardados e armados.

Mas pelo menos o jornalista não incorreu no erro recorrente de tratar como crime de concussão aquilo que é extorsão, delito mais grave, simplesmente por causa da condição funcional do agente. Pode ter sido por ignorar que existe uma tal de concussão, mas pelo menos o erro não foi disseminado.

2 comentários:

Tiago Damasceno disse...

Este é o tipo de pesquisa em que devemos nos perguntar: esses dados refletem algo sobre o agente publico ou sobre a sociedade brasileira em geral ? O policial é retirado da sociedade, logo, é parte dela! É fruto!
Imagina o resultado de uma pesquisa em que fosse perguntado ao brasileiro: você ja prometeu ou ofereceu vantagem indevida a funcionario público?? De lá ou de cá, o certo é que algo está errado!!

Yúdice Andrade disse...

Sim, Tiago, o erro e o abuso estão entranhados em todos os setores da sociedade. Frequentemente, os que reclamam não teriam o direito de fazê-lo, porque em algum momento já se locupletaram da corrupção. Não é fácil, meu amigo. Principalmente quando poucos estão dispostos a ver o que realmente precisa ser visto.