segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Higienização social condenada

Na minha queridíssima cidade de Florianópolis, que considero meu segundo lar, existe o bairro de Canasvieiras, uma praia famosa e bem sucedida quanto ao turismo. Mas à aproximação do verão, e consequentemente da enxurrada de turistas, eis que o blog SOS Canasvieiras decidiu "denunciar" uma suposta infestação de "ditos mendigos" na região, que estariam sendo "descartados" de outros Municípios. A "comunidade do bairro" está irritada (leia aqui) com um problema que deve comprometer sua qualidade de vida e sujar sua imagem mundo afora. Não é esse o "tipo de turista" que eles querem.

Tendo o cuidado de destacar que o aludido blog não tem procuração para falar em nome dos habitantes do bairro, não se sabendo a abrangência dessa ideia, devo dizer que valeu muito a pena ler a caixa de comentários da postagem. Até o momento, 33 comentários indignados com a postura "fascista", "nazista", "vergonhosa" e outros epítetos nada simpáticos ao blog. Houve quem os chamasse de lixo, quem os mandasse enfiar o dinheiro que possuem no trato final do reto e quem dissesse que, graças a eles, Canasvieiras agora é conhecida em toda parte de maneira repulsiva.

É um alento que a sociedade brasileira ainda fique indignada com aquilo que realmente merece causar indignação. Há salvação. Vale a pena continuar amando Florianópolis.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nem precisava ter ido até à bela e agradável Floripa. Quem não lembra a verdadeira guerra travada em Belém quando o então prefeito Edmilson colocou a funcionar aqueles barcos para Mosqueiro nos finais de semana?

Foi a mesma gritaria : a plebe invadindo a área dos bacanas. Tais pessoas, que tanto prezam o seu conforto e a sua segurança, são as mesmas que contribuem fortemente para deixar existindo esse verdadeiro fosso entre pobres e ricos no país, sonegando impostos, não assinando a CTPS da sua empregada doméstica, estacionando sobre as calçadas, falando ao celular enquanto dirigem, etc, etc.

Será que têm moral para retirar os "mendigos" das ruas? Acho que não.

Pergunta pra eles se algum ofereceu um emprego para eles? Se algum se interessou em ouvir a estória de algum deles, tentando encaminhar alguma solução. Também acho que não.

Kenneth

Anônimo disse...

Bacana seria se os autores visitassem Outeiro e percebessem que não se precisa de mendigos para acabar com uma praia.

Yúdice Andrade disse...

Kenneth, não apenas os barcos. Conheço pessoas que odeiam Edmilson até hoje por ter instituído o transporte rodoviário como urbano, barateando o preço da passagem. Isso representaria a invasão da ilha pelos vagabundos! Já escutei tanto isso que nem respondo mais, porque não há o que dizer. E tudo que Edmilson fez foi assegurar um direito elementar - o de ir e vir. Mas, para certas pessoas, Mosqueiro deve continuar sendo a instância de lazer dos "aristocratas" de Belém, aqueles cujos filhos rebaixam seus carros e colocam música escrota para tocar no último volume.

Das 19h30, pode-se dizer basicamente o mesmo de Salinas.

Anônimo disse...

A prática de mandar os mendigos para outas cidades é muito antiga. Nos anos 90, a Prefeitura de um município do Maranhão era useira e vezeira de mandar seus moradores indesejáveis para a cidade de Redenção ou Conceição do Araguaia. Assim,....

Yúdice Andrade disse...

Já ouvi falar de histórias assim em outros Estados, também. É uma violação exponencial ao dever de solidariedade, um menosprezo acintoso ao ser humano e àqueles para quem se empurra o problema que não se quis combater adequadamente.