segunda-feira, 20 de junho de 2011

Memória da loucura

Neste link, um registro sobre a antiga Colônia Juliano Moreira, onde hoje fica o campus de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Pará, capítulo importante de nossa história porque expressa a mentalidade de uma época sobre doença mental, um campo onde, curiosamente, as pessoas não eram tratadas numa perspectiva de dignidade e qualidade de vida.
Eu era muito criança quando o hospital psiquiátrico deixou de existir. Tenho lembranças vagas do que se falava daquele depósito de doidos. Levaria anos para ouvir falar da luta antimanicomial, bandeira que ainda nem foi compreendida pela sociedade em geral. Por isso mesmo, o livro "História, loucura e memória: o acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira" entrou na minha mira. Afinal, adoro história e vivo aflito com o menosprezo com que as pessoas e o poder público costumam agir em relação aos eventos que levaram a nossa sociedade a ser o que é.

4 comentários:

caio disse...

Conheci a temática vendo Bicho de 7 Cabeças mesmo. Um dos melhores filmes que já assisti!

Yúdice Andrade disse...

Embora sabendo do que se trata e tendo incontáveis recomendações, acreditas que até hoje não vi esse filme? Nem dá para explicar.

Anônimo disse...

Yúdice,
Eis que sexta feira passada estava caminhando na rua de minha casa e me deparo com um morador de rua que me pediu dinheiro.
Respondi educadamente que nao tinha...Não satisfeito, ele me acompanhava no trajeto me pedindo insistentemente e ai fui veemente dizendo NÃO TENHO E DEIXE EU SEGUIR O MEU CAMINHO.
O homem virou o "bicho", o "cavalo do cão" e ficou gritando em alto e bom som que ele nao era capacho de nenhum rico.
Não respondi... é claro, obviamente vi se tratar de uma pessoa com problemas mentais.
Fui embora e ele gritando a plenos pulmóes.
Ao me afastar mais daquela situação perguntei a um porteiro do prédio sobre ele e a resposta foi de que naquele dia o citado morador de rua estava "virado com a lua", "atacado" e sendo agressivo com quem passava por ele.
Detalhe: Era Lua cheia mesmo... e observei o mesmo comportamento "alterado" com uma certa juiza do trabalho ainda na 5a feira. KKKKK
Agora fora de brincadeira: É preciso que a sociedade pense num modelo de acolhimento e acompanhamento médico para as pessoas como a que eu descrevi aqui.
E esta pessoa não foi a primeira que eu me deparei por ai...
Ao sair da rotina veloz que temos e olhando atentamente para os logradouros públicos vamos perceber que existem diversas pessoas, adultas e crianças nesta mesma situação.
Penso que os governos não possuem programas especificos para estas pessoas e que a sociedade ainda nao despertou para este problema me desespero.
Ass: Anna Lins

Yúdice Andrade disse...

Carência de certas vitaminas afetam o funcionamento do cérebro, por isso é tão comum vermos mendigos com problemas mentais. É mais uma de nossas tragédias cotidianas, que a maioria das pessoas não vê. E isso é terrível, porque banaliza a degradação humana a níveis insuportáveis de se ver.
De fato, os governos não possuem programas para atender a essas pessoas que, vale lembrar, não votam. Supostamente, o combate à miséria é uma das principais bandeiras do atual governo federal mas, como sempre, ainda falta aparecerem os resultados concretos.